Início

Saúde mental: você conhece o Projeto Angatu Inspirali? 

09/02/2024

A palavra “Angatu” significa em tupi-guarani alma boa, bem-estar e felicidade. E tudo isso tem forte relação com a cultura de autocuidado em Saúde Mental proposta pela Inspirali. A iniciativa ganhou o mesmo nome, tendo como foco melhorar a qualidade de vida dos estudantes de Medicina da instituição. O título foi escolhido justamente pelos alunos, em uma gincana promovida para ampliar e fortalecer os vínculos entre eles e o projeto. 

O projeto  inovador oferta acolhimento em Saúde Mental aos alunos de Medicina. O serviço conta com o uso da tecnologia do parceiro Bipp Care e está disponível aos estudantes dos 14 cursos de Medicina da Inspirali. O plano também traz um impacto social relevante na Rede de Atenção à Saúde ao promover o “cuidado do cuidador”, ou seja, dos médicos em formação. 

Acolhimento 

O Angatu oferece acolhimento individual para estudantes de Medicina que estejam com sintomas mais graves de ansiedade e depressão. Pesquisas na área indicam que estes índices, entre estes acadêmicos, costumam ser maiores do que os da população brasileira em geral; que já são bem significativos. Além disso, o projeto contribui para a criação e o fortalecimento das relações interpessoais e dos vínculos coletivos e colaborativos, seja em grupos de acolhimento por pares (denominados “guardiões da saúde”) ou em formações e treinamentos. 

Parceria Tecnológica 

O Bipp Care oferece uma plataforma para a realização de check-up inicial em Saúde Mental, atendimento psicoterápico individual on-line (dos casos mais graves de ansiedade e depressão) e conteúdos psicoeducativos. Além disso, disponibiliza treinamento, supervisão e apoio para a implementação de grupos de acolhimento, por pares. 

Resultados Iniciais 

No primeiro semestre de 2023, 40% do total de estudantes de Medicina da Inspirali se cadastraram na plataforma e realizaram o check-up proposto pelo Bipp Care. Esta procura reafirmou a relevância de programas de apoio socioemocional e de promoção da Saúde Mental. Já o resultado do diagnóstico inicial revelou que 70% dos alunos que responderam ao questionário sobre depressão apresentaram sintomas leves, moderados ou graves. 

Tratamento 

O tratamento para a depressão possui diferentes possibilidades. No âmbito institucional, a Inspirali busca a promoção da cultura de autocuidado e de Saúde Mental que envolve intervenções, ao menos, em duas grandes frentes: a de desenvolvimento de habilidades individuais, bem como o desenvolvimento de oportunidades para construir relações interpessoais saudáveis. As intervenções de promoção da cultura de Saúde Mental incluem os atendimentos individuais de estudantes de Medicina e, especialmente, as formações e treinamentos, destinados, também, a professores e colaboradores que estavam em contato direto com os universitários. 

  Oficinas 

Também foram realizadas oficinas híbridas para cerca de 80 professores da UAM Mooca e UNIBH, com a temática “No Limite: como reconhecer e ajudar o aluno com ansiedade”. Elas tinham como meta, esclarecer dúvidas e habilitar os docentes que estão em constante interação com os estudantes. Além de apoiá-los e direcioná-los para o acolhimento necessário em situações de agravos à Saúde Mental. 

Cerca de 40 colaboradores da área de Relacionamento com o Aluno participaram de um encontro para orientação sobre o Programa Angatu e de uma oficina on-line de Mindfulness, para que pudessem compreender e vivenciar uma das propostas do programa. O objetivo foi o de capacitá-los para que possam orientar melhor os acadêmicos sobre o Angatu e apoiar ações de retenção relacionadas a questões de Saúde Mental. 

A equipe também organizou oficinas on-line de Mindfulness antes do Teste de Progresso Individual (TPI) para estudantes, com o objetivo de compartilhar técnicas e estratégias para lidar com a ansiedade diante de provas e avaliações. Houve a participação de 36 estudantes. 

Angatu em Números 

Cerca de 500 estudantes participaram de acolhimentos individuais. Alguns repetiram a experiência mais de uma vez, por isso a quantidade de acolhimentos é maior do que a de acolhidos. Também foram realizados treinamentos com 62 alunos que atuarão como facilitadores no acolhimento por pares no Projeto Guardiões da Saúde, ainda neste segundo semestre. 

Acesso Fácil 

Vale destacar que há busca ativa para agendamento de acolhimento de estudantes em crise e todos os atendimentos acontecem na plataforma do Bipp Care. Aliás, para facilitar o acesso, também foi criado um link dentro do Ulife, que direciona para a plataforma do Angatu. 

Conte com a gente 

Então, caso você seja um estudante de Medicina da Inspirali, saiba que você não está sozinho para enfrentar possíveis dificuldades emocionais. Nós estamos com você, lhe apoiando o tempo todo. Sabemos que não é fácil, mas vamos superar todas as dificuldades. Busque nosso apoio. Conte com o Angatu. Vamos, juntos, restabelecer o seu bem-estar. 

 

Dicas de filmes para quem sonha em estudar Medicina 

19/04/2024

Navio da Saúde: estudantes de medicina retomam atendimento e iniciam processo de territorialização em comunidades à beira do Rio Tapajós, no Pará

17/04/2024
Scroll to Top