Início

O que é nutrição esportiva: descubra mais aqui!

24/05/2022

Nutrição esportiva: conheça mais sobre a área que trata da alimentação, aliada à atividade física e ao melhor desempenho

O que os grandes atletas têm em comum? Além de serem esportistas de alta performance, eles têm uma rotina regrada, focada em obter o melhor, abrangendo desde os movimentos até a alimentação.

A dieta faz toda a diferença na hora de conquistar melhores resultados no esporte. Cada modalidade exigirá um tipo de alimentação específico, e é bom ter atenção não só ao que é ingerido, mas também à quantidade consumida.

Dada a importância da alimentação nos esportes, neste artigo vamos entender o que é nutrição esportiva, a importância dela para os atletas e outras informações importantes para quem deseja seguir nessa área da saúde.

Continue a leitura e descubra o potencial desse nicho!

Entenda o que é nutrição esportiva

A nutrição esportiva pode ser definida como uma área de estudos que trata da relação entre a alimentação e a prática do esporte por atletas profissionais, atletas amadores e até mesmo praticantes de atividades físicas. O objetivo da área é trabalhar a performance e promover uma melhor recuperação pós-treino, contribuindo assim com uma saúde melhor.

A nutrição no esporte se diferencia por ficar mais focada na atuação junto de esportistas e atletas. Logo, o profissional é responsável por buscar os melhores resultados das atividades com a ajuda dos alimentos.

Como os nutrientes exercem um papel essencial no funcionamento do organismo, o nutricionista vai em busca das melhores alternativas alimentares para cada objetivo. Dentre as principais metas tratadas pelo nutricionista esportivo, estão a perda de gordura e o ganho de massa magra.

Cabe lembrar que cada modalidade esportiva e indivíduo exigirá uma abordagem específica. Portanto, é essencial que o profissional faça uma avaliação completa do paciente, a fim de desenvolver um plano alimentar personalizado, levando em consideração os diferentes aspectos da rotina do mesmo.

Conheça a importância da nutrição no esporte

Proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais ajudam a fornecer energia e disposição. Eles também são responsáveis por auxiliar na construção e na reparação dos músculos após uma atividade física. Ainda, regula o metabolismo e ajuda a melhorar a qualidade dos órgãos, dos ossos e dos músculos.

Ao associar a dieta aos exercícios, a quantidade de nutrientes que o corpo necessita varia. Afinal, leva-se em consideração a composição do corpo do indivíduo e a modalidade que ele pratica. Isso faz com que haja a necessidade de criar um plano alimentar de acordo com a atividade praticada e com a intensidade com a qual ela é realizada.

Ter um profissional especializado nesse tipo de cuidado é de suma importância para o atleta que deseja obter os melhores resultados e garantir um desempenho diferenciado.

Só para citar dois exemplos, é fundamental que o nutricionista dessa área possua conhecimento sobre fisiologia do exercício e a respeito do sistema digestivo e hormonal.

É por isso que atuação do nutricionista esportivo tem se tornado cada vez mais importante. Dado o aumento de pessoas com hábitos alimentares diferenciados, como é o caso dos vegetarianos, entender como adaptar a dieta para cada estilo de vida é importante para oferecer um ótimo atendimento.

O profissional será o responsável por orientar o paciente sobre a dieta que melhor se encaixa nos hábitos alimentares que ele possui. E que também esteja adequada ao tipo de atividade praticada.

Saiba como é a área de nutrição esportiva

O mercado de nutrição tem crescido a cada ano no Brasil, movimentando centenas de milhões de reais. Isso se deve ao interesse e à preocupação cada vez maior das pessoas com a saúde e a qualidade de vida, o que tem relação direta com o condicionamento físico e a alimentação.

Não por acaso, o mercado de SPAs, academias e lojas de produtos saudáveis aumentaram na mesma proporção. Justamente por esse motivo, há uma demanda crescente por profissionais especializados em nutrição esportiva.

Eles poderão atuar tanto em consultórios próprios, quanto em academias, centros esportivos, clubes, indústria de alimentos, hospitais, entre outros.

Entenda como se tornar um profissional da nutrição esportiva

O primeiro passo para se tornar um profissional na área de nutrição no esporte é fazer um curso de graduação. É por meio dele que a pessoa terá a base para todas as funções que um nutricionista precisa exercer. Ao longo dos estudos, o estudante aprenderá, por exemplo:

  • funcionamento da solicitação de exames para a realização de um acompanhamento mais próximo do paciente e adequação da dieta;
  • entendimento e identificação do perfil do paciente, levando em consideração a modalidade esportiva e o perfil físico;
  • estabelecimento de um plano alimentar personalizado, que considera as especificidades e hábitos alimentares de cada pessoa;
  • atuação multidisciplinar, dialogando com outros profissionais que cuidam do atleta, como médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros.

Como destacamos, é importante que o futuro profissional busque a graduação em Nutrição, mas para seguir por um atendimento mais personalizado, é essencial que ele faça especializações ligadas à área esportiva. Entre elas, encontra-se a Medicina do Esporte.

O curso é voltado para a carreira médica e foca uma formação que dará base para a análise de desempenho físico, criação de programas de exercícios, planejamentos alimentares, bem como acompanhamento por meio de exames clínicos e laboratoriais. Lembrando que, nesse caso, o ideal é que o profissional seja formado em Medicina.

Na Medicina do Esporte da Inspirali, você encontra a base que precisa para uma formação de qualidade, focada em tecnologias e nas metodologias mais modernas de ensino passadas por profissionais qualificados e especializados na área.

Há um momento específico para a nutrição esportiva, em que são ensinados pilares da nutrição do esporte, suplementação, emagrecimento e obesidade e muito mais.

Para garantir o melhor desempenho dos profissionais, é fundamental contar com uma formação específica, como destacamos ao longo do artigo.

Depois de entender mais sobre o que é a nutrição esportiva e a importância dela, você pôde ver que essa é uma área em franca expansão. Logo, se você deseja seguir por esse caminho, é importante se especializar em uma instituição com credibilidade.

Aproveite para conhecer mais sobre a Medicina do Esporte e como ela funciona para entender se esse é o caminho para alavancar sua carreira!

Dicas de filmes para quem sonha em estudar Medicina 

19/04/2024

Navio da Saúde: estudantes de medicina retomam atendimento e iniciam processo de territorialização em comunidades à beira do Rio Tapajós, no Pará

17/04/2024
Scroll to Top