Início

Inspirali patrocina alunos durante Congresso Mundial de Parkinson, em Portugal

12/06/2024

A Inspirali patrocinou a ida de dois alunos de uma de suas escolas, a Universidade Anhembi Morumbi, campus Mooca, para o Congresso Mundial sobre Doença de Parkinson e Distúrbios Relacionados, que aconteceu de 19 a 22 de maio, em Lisboa, Portugal.

Os alunos Monyse Fortaleza Falcão e Arthur Fiorotto de Mattos submeteram um trabalho sobre Impacto financeiro da Doença de Parkinson no Brasil entre os anos de 2008 a 2023, realizado com base em dados coletados através do DataSUS, onde puderam comparar os gastos públicos com a doença de Parkinson em diferentes regiões do país e como afetam o sistema de saúde brasileiro. O trabalho foi aprovado pelo congresso e os alunos foram para Portugal expor e apresentar sua pesquisa. Toda a logística e inscrições foram patrocinadas pela Inspirali, que tem como missão desenvolver seus alunos também fora do ambiente escolar e proporcionar novas experiências.

Monyse está no 5º ano da graduação de Medicina e é a atual presidente da Liga de Genética da Universidade Anhembi Morumbi, Campus Mooca. A aluna está aprofundando seus estudos na área de neurologia e genética. Além da participação no Congresso em Portugal, a estudante enviou outros trabalhos para congressos nesta área, sendo que um deles ocorrerá em Ohio, Estados Unidos, no final do ano.

“Foi um enorme prazer poder mostrar para o mundo o nosso trabalho, produzido com tanta dedicação. Foi o primeiro estudo feito por alunos da Universidade Anhembi Morumbi campus Mooca a ser apresentado internacionalmente e isso nos dá muito orgulho. Durante o Congresso, conhecemos especialistas famosos que sempre tivemos admiração e fomos chamados para um estágio nos Estados Unidos em uma das maiores clínicas especializadas em Parkinson e Distúrbios do movimento no mundo, onde teremos a oportunidade de fazer atendimentos de casos complexos e participar de pesquisas clínicas, já pensando em publicações futuras”, descreve a aluna Monyse.

Para Arthur, aluno do 6º ano de Medicina, foi tudo um grande aprendizado e de extrema relevância para seu futuro profissional. “Nosso estudo trouxe um pouco sobre a atual situação da doença de Parkinson no Brasil e como ela poderia afetar financeiramente a saúde pública no futuro. Sabemos que a pirâmide etária brasileira está se invertendo, com um número cada vez maior de idosos, então espera-se que, futuramente, os gastos públicos com a doença de Parkinson aumentem”, explica.

Também fizeram parte da equipe responsável pela pesquisa Giovani Henrique Gazonato, Paulo Tavares Falcão, Pedro Henrique Tavares de Oliveira e Janaina Reis Menezes.

Pesquisa Clínica
Fabiola Araújo Cordeiro, Gerente da Pesquisa Clínica da Inspirali, explica que, em 2020, seguindo o modelo de outras Universidades de excelência, a empresa implantou os Centros de Pesquisa Clínica em cinco Faculdades de Medicina, onde os alunos passaram a vivenciar a participação em ensaios clínicos de medicamentos e equipamentos Médicos. Nesse contexto, a direção de Pesquisa Clínica passa a compor a banca avaliadora do Congresso de Atualização Universitária em Áreas Médicas da Universidade Anhembi Morumbi em 2022 (CAUAM), que teve participação da estudante Monyse como apresentadora de trabalho. Em 2023, a Inspirali mais uma vez inovou, inserindo a Unidade Curricular de Pesquisa Clínica para os alunos do segundo ano como parte da travessia do aluno de Medicina.

“Em 2024, a Direção da UAM e da Pesquisa Clínica uniram esforços para levar os estudantes ao Congresso Mundial sobre Doença de Parkinson e Distúrbio Relacionados, ocorrido em Portugal, onde mais uma vez fizeram apresentação de um trabalho inédito na área de neurologia. Ver os trabalhos dos nossos alunos de graduação com essa qualidade nos incentiva a estimular cada vez mais o desenvolvimento de carreira desses alunos. A pesquisa agrega valor ao currículo do aluno, oferece um mundo de possibilidades profissionais e traz visibilidade para a Universidade e para quem se forma nela”, ressalta Fabíola.

O Congresso
O XXIX Congresso Mundial sobre Doença de Parkinson e Distúrbios Relacionados, ocorrido em maio de 2024, em Lisboa, Portugal, é realizado pela Associação Internacional de Parkinsonismo e Transtornos Relacionados (IAPRD). O Congresso IAPRD 2024 apresentou um programa abrangente em distúrbios do movimento liderado por professores renomados de todo o mundo, com foco no tema ‘Descobrindo Novos Horizontes em Distúrbios do Movimento: Fortalecendo Fundamentos e Compartilhando Avanços’. O evento ofereceu visões gerais e atualizações de doenças e tratamentos clinicamente relevantes, complementados por workshops e sessões educacionais fundamentais projetadas para ajudar no diagnóstico e no gerenciamento.

O que faz um médico urologista? 

O que faz um médico urologista? 

08/07/2024

Curso de Medicina da São Judas Cubatão é conceito máximo no MEC

05/07/2024
Scroll to Top