Início

Faseh realiza palestra “Pessoa idosa cuidada e cuidadosa”

18/04/2024

No dia 18 de abril,Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh) promoveu a palestra “Pessoa Idosa: Cuidada e Cuidadosa”. A ação foi gratuita e voltada para estudantes e profissionais das áreas de saúde, de direito e interessados sobre o tema.

A atividade foi ministrada por Irene Angélica Franco e Silva Leroy – Mestre em Direito, Delegada aposentada da Polícia Civil do Estado Minas Gerais, também atuou como coordenadora da Disciplina Cultura Jurídica na Academia da Polícia Civil de Minas Gerais e como presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Estado de Minas Gerais (CETRAN), encerrando sua carreira no cargo de Chefe Geral da Polícia Civil.

Na palestra, Irene abordou os temas: proteção do idoso, tipos de violência contra a pessoa idosa, abandono afetivo inverso, principais locais onde ocorrem a violência e atualização do idoso para evitar conflito com a lei.

Violência

Levantamento feito pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos apontou mais de 65 mil denúncias de violência contra pessoas idosas no primeiro semestre de 2023, um acréscimo de 38% em relação ao mesmo período de 2022. O crescimento foi registrado em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. As violências mais denunciadas são a física, a patrimonial e a psicológica.
Apenas o Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos recebeu, nos cinco primeiros meses de 2023, mais de 47 mil denúncias de violência contra idosos. O número representa um aumento de 87% em comparação com 2022.

 

Anhembi Morumbi oferece atendimento médico especializado em parceria com o SUS

15/05/2024

Medicina em Brumado celebra início de jornada acadêmica com Cerimônia do Jaleco

15/05/2024
Scroll to Top