Início

Alunos de Medicina da Inspirali realizaram mais de 110 mil atendimentos via Centros Integrados de Saúde em 2023

24/04/2024

União de municípios, SUS e Inspirali promove a saúde e o bem-estar levando serviços de cuidado de excelência a todas as regiões do Brasil 

A Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país, possui atualmente 12 de suas unidades com estruturas completas de atendimento clínico e ambulatorial para as comunidades onde seus cursos estão instalados. Estas estruturas são os Centros Integrados de Saúde (CIS), que disponibilizam toda infraestrutura, equipamentos, corpo clínico e profissional para assistência médica, sempre em parceria com as coordenações municipais do SUS.

Unidades dos CIS

A rede, formada pelas unidades dos CIS, disponibiliza, a partir de agendas reguladas pelo SUS e abertas, especialidades críticas em cada região como, por exemplo, Dermatologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Pediatria, Infectologia, Pneumologia, Urologia, Reumatologia, Hematologia. Isto acontece por meio de suas estruturas de ensino, onde professores médicos, preceptores médicos, corpos clínicos, residentes e alunos de medicina atendem a população.

Além disso, são oferecidos serviços de diagnóstico de alta demanda na rede púbica: exames de ultrassonografia, biomédicos e ecocardiograma; e Telemedicina Ampliada, onde postos de alta tecnologia permitem que profissionais de saúde no local enviem dados de diagnóstico do paciente, em tempo real, à especialistas de alto nível localizados nos maiores centros do Brasil. Um exemplo disso são as consultas de neuropediatria, disponibilizadas nas regiões mais distantes em que a Inspirali atua.

Atendimentos

É importante destacar que todo o atendimento realizado na rede CIS é gratuito e em parceria direta com o SUS, sendo um grande diferencial na formação dos alunos que, desta forma, garantem a prática em todas as especialidades demandadas em sua graduação. Os campos de estágio externos também são utilizados na formação dos alunos da Inspirali, mas, com as estruturas do CIS, eles poderão obter mais conhecimento de forma ainda mais completa, vivenciando cada experiência, sendo esse um dos maiores diferenciais das escolas médicas da Inspirali.

“Nossos Centros Integrados de Saúde fortalecem a cada dia a sua integração e relevância perante as populações das comunidades em que atuam, tornando-se parte de seu tecido social e porto seguro para os indivíduos mais fragilizados: idosos, doentes crônicos, famílias vítimas de violência e, até mesmo, indivíduos solitários que começam a nos enxergar como um lugar de conforto e amparo. Isso porque, além do atendimento médico, cuidamos de integrar todos os componentes do cuidado em saúde como a nutrição, fisioterapia, psicologia, enfermagem e estética”, conta Nelson Marinelli Filho, diretor de Operações da Inspirali.

Segundo Nelson, a meta para 2024 é ultrapassar o número de 200 mil atendimentos atuais e a inauguração de três novas unidades: Piracicaba (SP), Irecê e Brumado (BA).

“Este trabalho se torna cada vez mais intenso com a evolução diária do ecossistema de ensino médico e permite garantir, de forma única, uma excelente formação dos alunos ao mesmo tempo em que prosseguimos com o propósito da Inspirali: Inspirar o amor pela vida, por meio de uma educação médica transformadora, centrada no cuidado integral da saúde das pessoas”, declara Nelson.

Estrutura

Além de toda a estrutura de atendimento, as unidades do CIS da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo, capital), da Universidade Potiguar (Natal), do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e da Faculdade Da Saúde e Ecologia Humana (FASEH, Vespasiano), contam com unidades de Pesquisa Clínica. A Pesquisa Clínica é um componente fundamental na formação dos alunos, na integração entre população médica e comunidades e em todo o complexo econômico e industrial da saúde.

“As unidades dos Centros Integrados de Saúde são espaços abertos às nossas comunidades, onde nossos alunos aprendem e nossos preceptores e professores ensinam o melhor da medicina atual e, ao mesmo tempo, cuidam e amparam os indivíduos e as famílias que as formam”, finaliza Nelson.

Anhembi Morumbi oferece atendimento médico especializado em parceria com o SUS

15/05/2024

Medicina em Brumado celebra início de jornada acadêmica com Cerimônia do Jaleco

15/05/2024
Scroll to Top