Início

Estudantes de Medicina da UniSul prestam atendimento à população atingida pela enchente no RS

10/05/2024

Uma rede de solidariedade em prol do Rio Grande do Sul tem ocorrido nas últimas semanas. O Brasil inteiro e outros países focaram seus olhares aos gaúchos que, desde o final de abril, tiveram mais de 90% dos municípios castigados pela enchente e mais de 2 milhões de pessoas afetadas. Doações de roupas, mantimentos, remédios, resgates, instalações de alojamentos, atendimentos em saúde e muito mais foi necessário para zelar pela vida das pessoas.

Diversas iniciativas vêm sendo realizadas desde então. No dia 6 de maio, um ônibus saiu de Santa Catarina rumo à Porto Alegre levando mais de 42 pessoas, entre alunos e professores do curso de Medicina da UniSul, escola integrante da Inspirali, para atender os atingidos pela enchente que estão em abrigos. Também foram enviados três caminhões de mantimentos doados pela comunidade em Santa Catarina.

Confira aqui a reportagem do SCC.

“Carregamos primeiro o necessário, que são medicamentos e água. Na sequência, um novo carregamento saiu com alimentos e roupas. Atendendo ao chamado ético de nossa profissão e princípio da formação de grandes seres humanos, nos mobilizamos para responder prontamente à solicitação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Secretário Estadual de Saúde”, afirma Rodrigo Nunes, diretor médico da Regional Sul dos cursos de Medicina da Inspirali.

Mesmo com todos os esforços, a situação ainda é crítica e as arrecadações continuam.

A UniRitter, universidade do Ecossistema Ânima, disponibilizou uma estrutura para abrigar mais de 160 pessoas  e 50 pets, os quais têm contado com a ajuda de voluntários e dos alunos de Medicina da UniSul, que estão prestando atendimento médico. No último domingo, Dia das Mães, as pessoas abrigadas no alojamento puderam contar com o carinho dos voluntários, que criaram uma ação para que a data não passasse em branco. Confira aqui.

Neste momento, surgem muitas dúvidas sobre saúde e o conhecimento dos médicos é extremante importante para deixar a população bem informada. O Diretor em Medicina da Regional São Paulo, Dr. João Bizário, foi um dos convidados para dar entrevista ao Programa Chega Mais, do SBT, que também falou sobre a contribuição na prestação de serviços médicos para a população afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Para assistir na íntegra, acesse o canal.  Veja também no Instagram da Inspirali.

As demais escolas de Medicina da Inspirali estão enviando doações ao Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, os alunos da UniSul que estavam no Sul retornam a SC e uma nova equipe será formada para que os trabalhos por lá continuem.

 

Anhembi Morumbi oferece atendimento médico especializado em parceria com o SUS

15/05/2024

Medicina em Brumado celebra início de jornada acadêmica com Cerimônia do Jaleco

15/05/2024
Scroll to Top