Evento acontece no dia 7 de dezembro e é realizado pelos alunos de Medicina da Universidade
Com o objetivo de promover um diálogo enriquecedor entre o Sistema Único de Saúde (SUS), a medicina popular e as práticas de saúde indígena, abordando a importância da integração dessas áreas para o bem-estar das comunidades, a Universidade Potiguar, realiza o I Simpósio de Medicina Indígena.
O evento, que acontece no dia 7 de dezembro, a partir das 8h, no Auditório do Campus Salgado Filho, em Natal, é organizado pelos alunos de Medicina, e voltado para alunos e profissionais da área da saúde. As inscrições estão abertas em bit.ly/Simposio-Medicina-UnP.
Sobre o evento
Durante o simpósio, os participantes terão a oportunidade de discutir temas relevantes como a estrutura e funcionamento dos serviços de saúde voltados para as populações indígenas no Rio Grande do Norte, além de explorarem as experiências na prática médica para a saúde indígena.
Os desafios enfrentados por profissionais de enfermagem ao atender essas comunidades também estarão em pauta, com um enfoque nas barreiras culturais e estruturais que impactam a assistência.
Programação
A programação inclui uma mesa redonda de abertura, onde especialistas discutirão a atenção à saúde indígena, e um ciclo de palestras com os seguintes tópicos:
- Direitos Matrimoniais e Proteção da População Indígena: uma análise dos direitos matrimoniais sob a perspectiva indígena e o papel das legislações nacionais e internacionais.
- Acesso à Atenção Primária à Saúde pela População Indígena: debates sobre os desafios para garantir um acesso efetivo à saúde nas comunidades, considerando a cultura e as condições socioeconômicas.
- Caminhos da Saúde: discussão sobre os desafios e visões do acesso à saúde nas comunidades indígenas.
A mesa redonda de encerramento abordará o acesso à atenção primária e os direitos civis das comunidades indígenas, destacando os desafios e as oportunidades de proteção e inclusão, com a Dra. Júlia Vieira, a Coordenadora do Curso de Medicina da UnP, Profa. Regina Venturini, a Enfermeira, Profa. Bárbara Queiroz, e o Cacique Potiguara, Luiz Katu.
Para conferir a programação completa, acesse o perfil do Instagram: @simposioindigenaunp.