Início

Podcast Inspirali Educação Médica  aborda a Pesquisa Clínica no Brasil

02/02/2024

Você conhece o cenário da Pesquisa Clínica no Brasil? O assunto foi debatido no podcast “Inspirali Educação Médica”. O bate-papo foi conduzido pela Diretora da IRO (Inspirali Research Organization), Andrea Coscelli, que ouviu duas convidadas: a Gerente Comercial da Thermo Fisher Scientific, Lisa Tavolaro; e a Coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica da UAM Mooca, Carla Munhoz.  

 Durante 40 minutos de programa, muitos aspectos foram abordados. Lisa Tavolaro, por exemplo, destacou que a Pesquisa Clínica é ainda muito recente dentro dos Cursos de Medicina. Por esse motivo, incentiva que os graduandos foquem neste tema para fazerem seus estudos, residência ou tese, porque a área ainda tem um calendário vasto de atividades a ser explorado. Segundo Lisa, a Pesquisa trata sobre a eficácia e a segurança de um novo medicamento ou um novo dispositivo médico. Por outro lado, traz esperança aos pacientes que estão esperando por um novo tratamento.  

 Já a outra participante, Carla Munhoz, salientou que, dentro da Pesquisa Clínica, é importante seguir um protocolo de como o estudo vai se desenrolar, do início ao fim. E existe uma monitoria que verifica se o trabalho está seguindo todos os protocolos exigidos. Conforme a Coordenadora, as pesquisas geralmente são contratadas e financiadas pela indústria farmacêutica. 

 Por sua vez, a Diretora da IRO, Andrea Coscelli, ressaltou a importância das questões éticas regulatórias, observando a necessidade de seguir as normas exigidas e fazer tudo com qualidade. Aliás, neste contexto, vale lembrar o que é a IRO. A Inspirali Research Organization (IRO) é uma rede privada de Centros de Pesquisa Clínica, associada a cursos de graduação médica da Inspirali. Visa promover a conexão da formação e do ensino médico às iniciativas de Pesquisa Clínica de qualidade. 

Para saber mais, ouça o podcast completo, Aqui.   

Dicas de filmes para quem sonha em estudar Medicina 

19/04/2024

Navio da Saúde: estudantes de medicina retomam atendimento e iniciam processo de territorialização em comunidades à beira do Rio Tapajós, no Pará

17/04/2024
Scroll to Top