Início

Como vencer a procrastinação? 8 estratégias!

30/06/2022

Para entender como vencer a procrastinação, o primeiro passo é saber diferenciá-la da preguiça, já que ambas não são sinônimos. Confira nossas dicas!

Quem nunca apertou o botão “soneca” do despertador, no anseio de cochilar por mais cinco minutos? Ou, por exemplo, deixou para se preparar para uma prova difícil já na véspera, desrespeitando o próprio cronograma de estudos para residência? Embora seja algo muito comum, o hábito de adiar pequenas tarefas — em médio prazo — pode gerar um efeito bola de neve, já que as demandas vão se acumulando rapidamente.

A verdade é que trabalhar e estudar é um desafio. Em alguns momentos, em razão da rotina corrida, é até natural que somente se consiga pensar em tudo que deve fazer, mas não encontre ânimo para começar a se mexer.

Inclusive, as causas podem ser as mais variadas, de motivações psicológicas até questões fisiológicas. Isso também pode provocar o aumento dos níveis de ansiedade nos estudos, e prejudicar o rendimento.

Quer descobrir de que forma fugir desse quadro e como vencer a procrastinação? Então, continue a leitura deste post e fique por dentro!

1. Identifique o problema para descobrir como vencer a procrastinação

Resumidamente, a procrastinação pode ser compreendida como o adiamento desnecessário de ações e/ou decisões. Nesse sentido, o ponto de partida para sair desse quadro é identificá-lo e, em seguida, buscar compreender o que está levando a ele.

Com esse objetivo, a fim de identificar a causa do problema, pergunte a si mesmo, por exemplo:

  • se você não se acha capaz de executar a tarefa/tomar a decisão e, em caso afirmativo, por qual razão;
  • se você se sente triste durante a execução/tomada de decisão e o que está sentindo exatamente;
  • se há receio de receber críticas.

Fazer esses questionamentos ajudará a compreender as razões que têm levado à procrastinação, dando subsídios para que o problema comece a ser resolvido.

2. Elabore uma lista de tarefas

Uma medida interessante para começar a vencer a procrastinação é elaborar uma lista de tarefas que contenha a data e a descrição do que deve ser feito. Esse tipo de hábito pode se revelar um grande aliado no processo.

Assim, com objetivos mais bem definidos e planejados, você terá mais tranquilidade ao longo dos períodos de intervalo das tarefas. De igual modo, mais segurança para o cumprimento dos prazos, não deixando o que precisa ser feito para a última hora.

Seguindo a mesma linha, outra ótima dica é ter essas anotações sempre por perto, de maneira que seja possível escrever quaisquer novas ideias e/ou demandas que surjam ao longo do dia.

3. Evite ao máximo as distrações

No momento em que estiver executando as tarefas, busque se manter longe de qualquer elemento que possa trazer distração, como o smartphone, as redes sociais, a TV etc. Removê-los do ambiente pode ser a melhor alternativa nesse intuito, pois ajudará a manter o foco e a concentração naquilo que está fazendo.

4. Dedique-se àquilo que é mais importante

Depois de elaborar a sua lista de tarefas, estabeleça aquelas que representam prioridades e comece por elas, resolvendo todas as demandas aos poucos. Lembre-se de que é indispensável ter disciplina e organização.

Uma excelente ideia é dividir o tempo e dedicá-lo — em maior parte — às ações mais estratégicas e que geram resultados de maior impacto. Isso evitará, por exemplo, que perca preciosas horas com atividades triviais, negligenciando o que é verdadeiramente urgente.

5. Respeite suas emoções e os limites físicos

É importante que, no intuito de descobrir como vencer a procrastinação, você não deixe de lado a importância de manter a mente aberta para identificar seus sentimentos e refletir sobre as razões que levam a adiar o que precisa ser feito. Afinal, compreender os gatilhos que podem aumentar o seu desconforto auxiliará a ter práticas mais positivas durante a execução das atividades.

Além disso, é altamente válido conhecer a fundo seus horários, a fim de descobrir em que momento do dia consegue ser mais produtivo. Então, é possível aproveitá-los para voltar a atenção àquilo que exigirá mais de você.

6. Divida a atividade em metas menores

Às vezes, a exaustão do dia a dia faz com que procrastinemos ao nos lembrarmos do esforço que será necessário para a execução de determinada tarefa. Afinal, a mente tentará se direcionar a algo que seja mais prazeroso.

Por isso, dividir a tarefa em metas menores pode ser uma excelente medida, eliminando aquela sensação desagradável que se tem ao iniciar algo que será trabalhoso e/ou demorado demais.

Essa medida funciona bem porque, em vez de focar um objetivo maior, você direcionará a sua atenção a metas mais simples, como se fizesse uma longa viagem, porém, dando passos mais curtos. Ou seja, o desgaste é bem menor.

7. Acostume-se com o desconforto

Em complementação à dica anterior, é importante pensar que é quase impossível descobrir como vencer a procrastinação sem ter disposição para se acostumar com o desconforto de determinadas tarefas.

Ao se adaptar a isso, você não somente dará fim à procrastinação, mas também, poderá vencer outros desafios, como iniciar uma prática regular de atividades físicas, superar o receio de falar em público, adotar hábitos alimentares mais saudáveis etc.

8. Aproveite o processo

Não inicie uma atividade já pensando em finalizá-la. Aproveite cada parte da execução da tarefa e busque encontrar prazer nos detalhes, lembrando-se de que o conjunto levará ao alcance dos seus objetivos.

Como visto, para descobrir como vencer a procrastinação, é fundamental compreender que ela pode começar de modo quase “inofensivo”, como um mau comportamento, mas se tornar um hábito bastante negativo, gerando reflexos em diversos âmbitos da vida.

Por isso, que tal colocar as nossas dicas em prática agora mesmo e fugir desse quadro que — em curto prazo — pode provocar um efeito bola de neve?

Este post foi útil para você? Então, confira também o nosso conteúdo sobre como escolher uma pós-graduação na área da saúde e use as estratégias deste artigo para estudar!

Missão Amazônia da Inspirali é tema do Profissão Repórter

27/05/2024

Alunos de Medicina das escolas da Inspirali retornam ao Rio Tapajós, no Pará, para atendimento aos ribeirinhos

27/05/2024
Scroll to Top