Início

Método de Capurro: o que significa, como é feito e mais

29/05/2024

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país registrou 2,54 milhões de nascimentos em 2022. Sem entrar no mérito de que a taxa de natalidade vem diminuindo no Brasil e que houve uma queda de 3,5% em comparação com 2021 (chegando ao menor patamar desde 1977), dá para imaginar a quantidade de bebês brasileiros que são submetidos ao Método de Capurro, após o nascimento.

Mas o que significa o Método de Capurro?

Conforme o Manual AIDPI Neonatal do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde, existem diferentes métodos para avaliar a idade gestacional dos recém-nascidos, utilizando-se de sinais físicos e neurológicos. O método mais correto para determinar a idade gestacional é através da Data da Última Menstruação (DUM), no entanto, muitas mulheres não têm essa informação ou os dados ultrassonográficos não estão disponíveis ou são incertos.

Segundo a publicação, o Método criado por Haroldo Capurro Alzola na década de 1980, estima a idade gestacional do bebê por meio da investigação de parâmetros somáticos e neurológicos mais simplificados, sendo aplicável para recém-nascidos de 29 semanas ou mais.

Existem dois Métodos de Capurro

O Método de Capurro Somático utiliza 5 características somáticas, enquanto que o Capurro Somático e Neurológico utiliza 4 parâmetros somáticos e 2 neurológicos, como seu próprio nome indica.

De forma geral, como é feito o cálculo destes métodos?

Para se ter uma ideia, cada uma das características tem várias opções e cada opção possui uma pontuação que foi determinada através de diferentes estudos. Ao final, a soma destes pontos vai determinar a idade gestacional da criança.

Quais são as características físicas avaliadas neste método?

As características físicas avaliadas neste método são:

– Forma da orelha;

– Tamanho da glândula mamária;

– Formação do mamilo;

– Textura da pele;

– Pregas plantares, com a observação da planta de ambos os pés.

E o que avalia o Método Capurro Somato-Neurológico?

O Método Capurro Somato-Neurológico realiza duas avaliações neurológicas, além dos cinco critérios físicos ditos anteriormente. São eles:

– A posição da cabeça do nenê em relação ao tronco, enquanto está em repouso;

– A retração da cabeça para o dorso, analisando a resistência à movimentação.

Na prática, como é feita a aplicação do método?

Para utilizar o Método de Capurro, o profissional de saúde avalia cada critério e atribui uma pontuação específica. A soma dessas pontuações é então comparada a uma tabela que correlaciona a pontuação total com a idade gestacional em semanas.

Mas, afinal, qual é a importância do Método de Capurro?

O Método de Capurro é especialmente valioso em situações onde a avaliação da maturidade do recém-nascido é crucial para o manejo clínico adequado. Ele é uma ferramenta útil em ambientes com recursos limitados, onde exames mais sofisticados podem não estar disponíveis. Além disso, oferece uma estimativa rápida e relativamente precisa da idade gestacional, auxiliando no planejamento de cuidados neonatais.

Para quem tiver interesse em saber mais e exercitar o Método de Capurro, pode acessar o Manual AIDPI Neonatal. No material, é possível encontrar ilustrações e informações detalhadas de como fazer os cálculos necessários.

Autismo: diagnóstico precoce garante melhor qualidade de vida

19/06/2024

Inspirali anuncia novo Diretor de Tecnologia

12/06/2024
Scroll to Top