Início

Momento Inspirali contou com a participação do Dr. Jorge Forbes 

19/03/2024

O “Momento Inspirali 24.1” trouxe nesta edição o convidado especial, médico psiquiatra, Jorge Forbes, O evento ocorreu na UniBH, Belo Horizonte (MG),  e contou com transmissão online para docentes da Instituição. As músicas de abertura, intervalo e encerramento ficaram por conta da banda do mineiro Wilson Sideral, que animou o encontro. 

Momento Inspirali: motivos de comemoração

A condução do encontro foi feita pelo CMO – Chief Medical Officer, Dr. José Lúcio Martins Machado. Na introdução, o docente falou que este era o 5º Momento Inspirali e lembrou que a própria instituição faz 5 anos em julho, enquanto a UniBH (sede do evento) comemora 60 anos de existência.

O que é o Momento Inspirali?

“O Momento Inspirali nasce e persiste orientado para os professores. Nós, professores, dedicamos boa parte da nossa vida aos nossos estudantes, mas a gente tem um momento nosso: que é esse momento hoje, o Momento Inspirali, para que a gente possa curtir aquilo que a gente faz com muito carinho, amor e dedicação, que é ensinar e transmitir conhecimento e fazer com que os nossos alunos possam crescer e se tornar grandes brasileiros, grandes cidadãos”, observou, com entusiasmo, o Dr. José Lúcio Martins Machado.

Missão África e Missão Amazônia

As boas-vindas oficiais também contaram com a participação do CEO da Ânima, Marcelo Bueno, e o presidente do Conselho, Maurício Escobar, que falaram diretamente de São Paulo, de forma virtual. Bueno aproveitou a oportunidade para falar sobre a Missão África, da qual alunos e professores da Inspirali acabaram de voltar, e também lembrou da Missão Amazônia, que está indo para a sua sexta edição. Ambas com o objetivo maior de transformar o país pela educação e contribuir para mudar a visão de mundo dos participantes.

“Queria que a gente, a cada passo, a cada atitude, mostrasse e usasse os diferenciais da Inspirali em cada uma de nossas escolas de medicina, em prol da formação de um jovem cada vez mais humano. Um jovem cada vez mais diferente”, provocou Marcelo Bueno.

Magia da renovação

Por sua vez, o presidente do Conselho, Maurício Escobar, desejou aos professores um semestre muito intenso e produtivo. “A Universidade tem a magia da renovação. A cada semestre que passa ou a cada ano (aqui, no caso da medicina), em que a gente recebe novos alunos que, parcialmente, depositam em nós uma corresponsabilidade pelo seu desenvolvimento. Eles quase que entregam para nós uma parte do sonho deles, os desejos, e todo o alcance do potencial que eles desejam ter ao longo da jornada universitária e que nós, como educadores, somos capazes de receber, acolher e trabalhar com eles ao longo deste caminho”, avaliou.

Participações especiais

O “Momento Inspirali 24.1” também contou com a participação do diretor regional da instituição, Dr. Nathan Mendes Souza, que leu uma poesia/relato sobre a Missão África, e de representantes da UniBH, que falaram sobre os 60 anos da escola mineira. Ao final, quatro professoras, simbolizando uma homenagem à Semana da Mulher, fizeram perguntas ao conferencista. Eram elas: Camila Vieira, gerente regional da Inspirali, Daniele dos Santos, da UniBH, Flavia Abade, diretora de projetos estratégicos e estruturantes da Inspirali, e Livia Maciel, diretora da jornada do aluno da Inspirali.

A importância da Inteligência Artificial e de um novo currículo médico

Tendo como tema principal, “A medicina no divã: a clínica na pós-modernidade, o médico e a Inteligência Artificial”, o evento ouviu o psicanalista, psiquiatra e escritor, Dr. Jorge Forbes. “As coisas que eu falei apontam para uma nova realidade da medicina que é além da tecnicidade”, resumiu. 

“Não acho que a Inteligência Artificial venha a atrapalhar a medicina. Acho que nós temos que reconhecer o que ela sabe fazer e temos que trabalhar juntos. E vamos trazer coisas fantásticas. Como já trazemos. Quem é quem pensava em fazer nanomedicina ou nanocirurgia? Lembrando que o nano é um bilhão de vezes menor que o metro. Estamos às portas de fazer isso”, reconheceu, salientando a importância do médico adquirir um novo currículo e uma nova postura ideológica.

Alunos de Medicina da Inspirali realizaram mais de 110 mil atendimentos via Centros Integrados de Saúde em 2023

24/04/2024

Pela primeira vez, estudante de Medicina da Ages participa de programa de observação médica no Texas

24/04/2024
Scroll to Top