Futuro Talks: Guilherme Soarez aborda as mudanças na formação médica brasileira

24/09/2024
Guilherme-Soarez

No mais recente episódio de Futuro Talks, Guilherme Soarez, CEO da Inspirali, falou sobre a educação médica no Brasil, os desafios regulatórios e a qualidade dos cursos de medicina

O cenário da educação médica no Brasil tem se transformado para acompanhar as demandas de um sistema de saúde mais complexo e tecnológico, além de atender a uma população diversa e aos avanços científicos. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 500 mil médicos, mas com fatores como o envelhecimento populacional e aumento de doenças crônicas, esse número pode chegar a 1 milhão nos próximos 15 a 20 anos. Esse foi o tema do mais recente episódio de Futuro Talks, que recebeu Guilherme Soarez, CEO da Inspirali, um dos principais ecossistemas de educação médica do país.

A Inspirali, integrante da Ânima Educação, nasceu em 2019 com dois cursos de medicina e, em cinco anos, expandiu para 15 cursos, atendendo 12 mil estudantes. Ao longo da conversa, Soarez disse que a carreira médica ainda é uma das mais desejadas pelo retorno financeiro e altos índices de empregabilidade – segundo ele, “médico não fica desempregado”. O CEO também acredita a medicina continuará atraindo novos estudantes pela diversidade de oportunidades que a carreira oferece. Se antes a trajetória tradicional envolvia graduação e residência em uma especialidade, agora essa visão está se expandindo: hoje, muitos buscam a medicina para ser pesquisadores, professores, empreendedores, gestores ou para seguir múltiplas especialidades, tornando a carreira mais flexível.

Durante a entrevista, Soarez comentou ainda sobre os desafios regulatórios e a qualidade dos cursos de medicina, incluindo critérios de avaliação e a possível criação de um exame semelhante à OAB para médicos. Além disso, afirmou que, em sua visão, é um mito dizer que faculdades de medicina precisam ter obrigatoriamente um hospital para apoiar o ensino – para ele, a estrutura do SUS, com unidades de saúde, já possibilita a oferta de experiências práticas para os estudantes.

Parkinson: Diagnóstico precoce melhora a qualidade de vida

29/04/2025

A importância da alimentação para um envelhecimento saudável

23/04/2025

Páscoa: Chocolate liberado, mas com moderação

16/04/2025

Missão Humanitária leva 36 alunos de medicina para atendimentos no Vale do Jequitinhonha

07/04/2025

Transtorno do Espectro Autista: “aceitação é um processo e deve ser respeitado”

04/04/2025

Estudantes de Medicina da Inspirali aprimoram seus conhecimentos no Hospital das Clínicas de SP

31/03/2025

Universidade Anhembi Morumbi inaugura Centro Integrado de Saúde em Piracicaba

28/03/2025

Estudantes de medicina atenderam mais de 5 mil pessoas em estado vulnerável durante missão humanitária no Benin

27/03/2025
Carregar mais
Scroll to Top