Início

Faculdade Ages doa equipamentos que irão proporcionar melhorias à saúde municipal

27/03/2024

A Faculdade Ages de Medicina de Jacobina (BA), integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, realizou a entrega de computadores, mesas ginecológicas, cadeiras de rodas, aparelhos de televisão de 50 polegadas e balanças digitais, entre outras dezenas de produtos, à Secretaria da Saúde do município. A ação ocorreu na primeira quinzena de dezembro e as doações devem beneficiar uma população estimada em mais de 80 mil pessoas do Centro-Norte baiano.

Como foi feita a entrega

A entrega dos 1.374 itens foi feita por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), firmado entre a Ages e a Prefeitura. Os aparelhos de informática e os materiais permanentes serão destinados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Josefa Maia e Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Programa Saúde da Família, e vão garantir o incremento e melhor acolhimento na Rede de Atenção Básica à Saúde.

Antes de serem entregues, os itens adquiridos irão passar pelo processo de tombamento público, para incorporação ao patrimônio do Município, e logo seguirão às unidades de saúde. Os equipamentos foram entregues pelo gerente da Faculdade Ages Jacobina, Luis Rocha, ao secretário da Saúde de Jacobina, Maurício Morais.

Foco na saúde da comunidade

“Estamos realizando mais uma entrega de equipamentos à cidade. Essa ação tem como objetivo primordial melhorar a saúde da comunidade, promover o bem-estar e a qualidade de vida para todos os moradores. Estamos empenhados em contribuir para fortalecer o sistema de saúde local e proporcionar recursos essenciais para um atendimento adequado e eficaz que traga benefícios significativos à comunidade de Jacobina”, ressalta Luis Rocha.

“A Faculdade Ages continua comprometida em transformar socialmente Jacobina e região por meio da educação, formando profissionais qualificados e estudantes que auxiliam no atendimento à população e, através do Coapes, tem contribuído há mais de 5 anos com a saúde da população, fornecendo equipamentos de qualidade para nossa cidade”, destaca o gerente.

Reconhecimento ao Curso de Medicina

Já o secretário da Saúde, Maurício Morais, elogiou a parceria entre a Prefeitura e a Ages. “O convênio só é possível graças a implantação do Curso de Medicina em Jacobina. Desta forma, podemos classificar a vinda da Ages, e tudo que ela representa, como um verdadeiro instrumento de revolução na saúde e na educação de Jacobina e região”, evidencia o secretário.

Formação humanizada

De acordo com a diretora da Ages, Aristhela Amorim, a parceria via Coapes é um instrumento que beneficia a todos. “Esta parceria possibilita que o município amplie e melhore a oferta de serviços, o que beneficia, diretamente, a população jacobinense. Em contrapartida, os espaços de saúde se tornam mais bem equipados para receber os nossos alunos nas suas práticas, contribuindo com uma formação mais humanizada”, destaca Aristhela.

Inserção prática dos alunos

O Coapes prevê a utilização da rede de saúde local como campo de prática aos alunos (graduandos e/ou residentes) da Faculdade Ages de Medicina de Jacobina, com o objetivo de qualificar a inserção do aluno na rede e integrar ensino e serviço. Os recursos do Coapes são empregados em bens duráveis, que possibilitam uma melhor estrutura às unidades de atendimento e, consequentemente, o serviço de saúde dentro do município. 

Investimentos e melhorias  

Criado em 2017, logo após a implantação da Faculdade Ages de Medicina de Jacobina, o Coapes já realizou diversos investimentos que possibilitaram as construções da Unidade Satélite e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Alves, no Distrito de Novo Paraíso; a reforma da UBS do Bairro Jacobina 3; a construção do prédio da Rede de Apoio Psicossocial (RAPS); e a construção, em andamento, da Sala de Imagem do Hospital Regional Vicentina Goulart. Além disso, já foram entregues milhares de equipamentos de informática e materiais permanentes.

Dicas de filmes para quem sonha em estudar Medicina 

19/04/2024

Navio da Saúde: estudantes de medicina retomam atendimento e iniciam processo de territorialização em comunidades à beira do Rio Tapajós, no Pará

17/04/2024
Scroll to Top