Início

Estudantes de Medicina se organizam para integrar a Missão RS

14/05/2024

As escolas de Medicina integrantes da Inspirali terão seus alunos compondo a comitiva da Missão RS pelos próximos meses. A comissão da Travessia Humanitária da Inspirali, que está à frente da Missão Amazônia e da Missão África, está na preparação desta expedição ao Sul do país, em ajuda humanitária aos afetados das enchentes que assolam o RS nas últimas semanas, que já contabiliza mais de 2 milhões de pessoas afetadas e cerca de 90% dos municípios atingidos.

Na semana passada, mais de 40 pessoas, entre estudantes e professores do curso de Medicina da UniSul, se deslocaram para prestar atendimento em saúde às pessoas que se encontram em abrigos, sob coordenação do diretor médico da Regional Sul dos cursos de Medicina da Inspirali, Dr. Rodrigo Nunes.

Como será feito

Na próxima semana, uma nova equipe viajará ao RS e se instalará na UniRitter de Canoas para dar continuidade aos atendimentos. A Missão RS terá duração de 90 dias, com troca de equipes a cada semana. Toda sexta-feira, novos alunos e professores chegarão para intercalar os voluntários. Serão em média 30 alunos, do 11º e 12º períodos do internato médico, por semana.

De acordo com o professor e Dr. Rodrigo Nunes, ir para o Rio Grande do Sul neste momento é atender ao chamado ético da profissão. “Diante desta situação desoladora que se encontra o Estado do RS, não pudemos pensar em outra coisa a não ser o de atender ao chamado ético da profissão e o princípio da formação de grandes seres humanos, nos mobilizamos para responder prontamente à solicitação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Secretário Estadual de Saúde”.

Para as pessoas que desejam ajudar de alguma forma, as doações podem ser feitas em qualquer uma das escolas da Ânima Educação, espalhadas por todo o país, e também via Pix de qualquer valor para o CNPJ nº 07.749.605/0003-90. Toda a verba arrecadada em dinheiro será convertida em medicamentos e demais necessidades que forem surgindo com os dias.

Seleção de voluntários

Os alunos dos cursos de Medicina do 11º e 12º períodos do internato médico que desejem se candidatar para integrar a Missão RS podem se inscrever via formulário, aqui. Já os profissionais de saúde que desejem participar devem preencher até o dia 19/05/2024, o formulário, aqui.  Para mais informações sobre a Missão RS, deve-se entrar em contato com as coordenações dos cursos de Medicina das escolas integrantes da Inspirali.

Objetivo da Missão RS

Manter ações de responsabilidade social no município de Canoas de  forma coordenada com a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Crise do Estado do Rio Grande do Sul, atuando em abrigos de forma constante e rodiziando médicos e internos do último ano do Curso de Medicina sob supervisão, com trocas de turnos semanais, para garantir a continuidade do atendimento, por 90 dias, podendo ser prorrogado, conforme necessidade.

Acompanhe a Missão RS

Em breve mais informações.

 

Anhembi Morumbi oferece atendimento médico especializado em parceria com o SUS

15/05/2024

Medicina em Brumado celebra início de jornada acadêmica com Cerimônia do Jaleco

15/05/2024
Scroll to Top