Início

Diretora da Inspirali é premiada por projeto de realidade virtual em sala de aula

24/01/2024

Vivian Alessandra Silva, diretora de Experiência Digital da Inspirali, recebeu premiação do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), pelo trabalho de “Fatores de Sucesso para a Implementação da Realidade Virtual no Currículo Médico”. O estudo foi elaborado em parceria com José Lúcio Martins Machado, CMO da Inspirali; e os fundadores da MedRoom Sandro Nhaia e Vinícius Valukas Gusmão, e ainda os educadores Eduardo Gusmão e Aline Rodrigues.

O estudo apresentado aborda os fatores cruciais para uma bem-sucedida implementação da tecnologia de realidade virtual no currículo médico. A ideia foi desenvolver uma metodologia inovadora e inédita, conduzida com docentes e discentes do primeiro e segundo ano de Medicina em quatro instituições no estado de São Paulo, durante o período de três meses e envolvendo cerca de mil participantes.

O projeto abrangeu seis dimensões: infraestrutura, formação, conscientização, engajamento, experiência do cliente e indicadores-chave de desempenho (KPIs). Foram criados itinerários de aprendizagem, integrando a realidade virtual em metodologias ativas, definindo claramente os papéis dos docentes e dos discentes, além dos objetivos de aprendizagem para cada atividade. A avaliação revelou que a maioria dos participantes aprovou as plataformas digitais em realidade virtual, evidenciando seu fácil uso e destacando o acesso a ferramentas de RV como um diferencial institucional.

“Nosso desafio era integrar a tecnologia no cotidiano dos estudantes de medicina, desenvolvendo competências digitais essenciais para a prática médica de excelência. A parceria da MedRoom com instituições como o INCOR e A. C. Camargo resulta em recursos em realidade virtual que impactam diretamente a qualidade do atendimento aos pacientes desses centros. O projeto proporcionou o desenvolvimento de uma metodologia eficaz de implementação da tecnologia no currículo médico”, declara Vivian Alessandra Silva, diretora de Experiências Digitais da Inspirali Educação.

O aprendizado adquirido possibilitou a expansão bem-sucedida da tecnologia para todas as 14 escolas de medicina da Inspirali, em diferentes regiões do Brasil. A realidade virtual está totalmente integrada ao currículo do ecossistema, proporcionando uma experiência educacional inovadora desde o primeiro semestre e fazendo com que os estudantes pratiquem habilidades clínicas, realizem anamneses e exames físicos detalhados, além de criar planos terapêuticos para pacientes virtuais em um ambiente de alta fidelidade. Além disso, as aulas de morfologia incluem interações com um laboratório de anatomia em 3D em realidade virtual.

“As plataformas de aprendizagem da MedRoom proporcionam uma imersão interativa e aprofundada nos temas médicos, desenvolvendo tanto competências cognitivas quanto socioemocionais. A realidade virtual é integrada ao currículo desde o primeiro semestre, permitindo que os estudantes pratiquem habilidades clínicas detalhadas e explorem a medicina centrada no paciente em um ambiente virtual de alta fidelidade”, finaliza Vivian.

Mulheres que inspiram a Medicina

01/03/2024

Momento Inspirali contará com a participação do Dr. Jorge Forbes

29/02/2024
Scroll to Top