Início

UnP inova e alunos de Medicina realizam aulas de Cuidados Paliativos durante o Internato 

12/04/2024

Atualmente, cerca de 15% das Instituições no Brasil oferecem este tipo de formação na grade curricular 

O Curso de Medicina da Universidade Potiguar, integrante da Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país, inova mais uma vez e lança para os estudantes a formação em Cuidados Paliativos dentro da grade curricular.  

As aulas acontecem dentro da disciplina de Clínica Médica, durante o Internato dos alunos, que ocorre nas instalações do Hospital Memorial e é ministrada pelo Educador Rodrigo Furtado, que é especialista em Terapia Intensiva e Cuidados Paliativos.  

“Estamos desenvolvendo um trabalho de construção, para que num futuro breve, tenhamos a criação de algo mais robusto. É uma especialidade que vem ganhando força nos últimos anos. Atualmente, ainda é visto como uma área de atuação, mas vem se tornando especialidade médica, através das ações propostas pelo Conselho Federal de Medicina e da Associação Nacional de Cuidados Paliativos”, explica o professor Rodrigo. 

Como acontece a formação?
Durante 15 dias, os alunos que realizam estágio, dentro das práticas do Internato, podem vivenciar situações sobre a temática com pacientes reais do Hospital Memorial. Neste período, os estudantes aprendem sobre:  

  • Histórico dos Cuidados Paliativos no mundo; 
  • Quais são as condições e como realizar a prestação do serviço; 
  • Comunicação de má notícia; 
  • Legislação sobre o tema; 
  • Cuidados Paliativos Domiciliar, Hospitalar e em UTI (com casos críticos); 
  • Assistência em fim de vida. 

Além disso, os universitários também desenvolvem habilidades nas 5 principais dimensões dos Cuidados Paliativos, que são: saúde física, familiar, social, emocional e espiritual.  

Anhembi Morumbi oferece atendimento médico especializado em parceria com o SUS

15/05/2024

Medicina em Brumado celebra início de jornada acadêmica com Cerimônia do Jaleco

15/05/2024
Scroll to Top