Início

Saiba quais são as atividades do Curso de Medicina da Inspirali

10/07/2023

Os conteúdos modulares do Curso de Medicina da Inspirali, da 1ª à 8ª etapa (ou semestre), são compostos das seguintes atividades:

  • Tutoriais em pequenos grupos;
  • Aulas/conferências e/ou sessões de TBL – Aprendizagem por Equipes;
  • Interação ensino – serviços – comunidade;
  • Habilidades e atitudes (informações em saúde, comunicação, habilidades clínicas e cirúrgicas);
  • Práticas em laboratórios;
  • Disciplinas de Conhecimentos Gerais.

Como são os Grupos Tutoriais?

Os Grupos Tutoriais são compostos por cerca de 15 estudantes e um tutor, com sessão de cinco horas de duração, uma vez por semana, com processamento de problemas relacionados ao processo saúde-doença.

 E como são as sessões de aprendizagem baseada em equipes (Team Based Learning)  e Sala de Aula Invertida (SAI)?

Com quatro horas de duração, uma vez por semana, as sessões são realizadas por professores do curso, sempre sobre temas que estão sendo abordados pelos estudantes nos grupos tutoriais e nas Habilidades Médicas/Estações Clínicas. Têm a finalidade de contribuir para a sistematização de conteúdos, aplicação em situações clínicas reais e indicação de meios para ajudar na análise dos problemas abordados. Acontecem de forma alternada entre sessões interativas de TBL (Team Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Equipes) e Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom).

Como são as práticas médicas no SUS (PMSUS)?

Esta Unidade Curricular integra teoria e prática, priorizando o enfoque biopsicossocial-bioético. São 6 horas por semana (4 horas de prática supervisionada no SUS e 2 horas de reflexões sobre a prática). Possui carga horária total semanal de 6 horas, organizada em duas atividades curriculares: 4 horas de prática supervisionada no SUS e 2 horas de reflexão sobre a prática. É realizada por meio de grupos de estudo e atividades supervisionadas nos serviços de Saúde, juntamente com equipes multiprofissionais da Secretaria de Saúde do Município, adotando a metodologia problematizadora e de investigação científica. Os campos de atuação são os ambientes comunitários, as equipes do Programa Saúde da Família, os serviços de saúde de primeiro nível de atenção, de segundo nível (UPAs) e de terceiro nível (Hospitais Conveniados).

E onde são realizadas as Habilidades Médicas e Estações Clínicas (HM/EC)?

As Habilidades Médicas e Estações Clínicas (HM/EC) são realizadas nos laboratórios específicos de treinamento e simulação realística. Para tanto, é seguido um programa vertical, associado aos temas das Unidades Curriculares, incluindo:

  • Habilidades de comunicação profissional-paciente;
  • Semiologia e propedêutica clínica;
  • Técnicas e procedimentos clínicos;
  • Profissionalismo e desenvolvimento de atitudes profissionais e pessoais;
  • Trabalho e relação com equipes;
  • Informática e tecnologia médica.

Quando acontecem as Práticas em Laboratório?

As Práticas em Laboratório são distribuídas no decorrer dos seis anos, associadas aos temas e conteúdos das Unidades Curriculares, com maior concentração nos anos iniciais do curso médico da Inspirali, contemplando práticas de Morfologia (Anatomia Humana, Histologia, Embriologia), Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Patologia Geral e Anatomopatologia, Análises Clínicas (Hematologia, Imunologia, Parasitologia, Microbiologia) e Propedêutica (métodos gráficos, radiologia, dentre outros).

 

Como é o sistema de avaliação?

O Sistema de Avaliação do Curso de Medicina da Inspirali é critério referenciado e programático, formado por um conjunto de instrumentos coerentes com os princípios do Projeto Pedagógico do Curso (PPC); e para cada unidade curricular estão programadas avaliações somativas e formativas de desempenho do estudante. Desta forma, o desempenho do estudante é verificado em cada etapa/semestre e ao longo da formação acadêmica, sendo possível acompanhar seu desenvolvimento na articulação dos recursos cognitivos, psicomotores e afetivos em diferentes atividades de ensino-aprendizagem, como casos clínicos, situações reais ou simuladas do ambiente profissional, dentre outras.

 

O que é o Teste de Progresso Individual?

O Teste de Progresso Individual (TPI) é uma avaliação longitudinal baseada em Testes de Múltipla Escolha, com o conteúdo que reflete os objetivos finais do curso, conforme previsto nas diretrizes curriculares nacionais e PPC. O teste avalia o desenvolvimento contínuo e progressivo do estudante, proporcionando um feedback sobre seu desempenho à medida que progride de um semestre/etapa. O TPI ajuda a Inspirali a conhecer o curso, como está o desempenho individual e coletivo dos estudantes de cada instituição, as áreas que necessitam de ajustes, as turmas, as escolas e todos os processos que envolvem o Curso de Medicina. Esse diagnóstico permite intervir de forma assertiva nas situações identificadas.

 

Quando acontece o Teste de Progresso Individual?

O TPI acontece duas vezes ao ano, sempre no meio do semestre letivo. É constituído de uma prova única, com 120 questões de múltipla escolha, aplicada a todos os semestres/etapas do curso em um mesmo dia e horário, com duração de  4 horas. As questões abrangem a área das ciências básicas, ética, humanidades médicas e as ciências clínicas, nas cinco grandes áreas da Medicina (Saúde Coletiva, Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia).

É uma avaliação institucional, feita por meio eletrônico, no ambiente virtual de aprendizagem do estudante, realizada mediante a autenticação pessoal do aluno, com usuário e senha exclusiva. Os resultados geram notas individuais e os estudantes que concluírem o teste receberão relatórios individuais de desempenho, certificado e declaração de participação, contabilizando 10 horas de atividades complementares. Desse modo, as unidades curriculares possuem uma série de objetos de aprendizagem disponíveis no Ulife Sala Virtual, como vídeos, textos, podcasts, infográfico, além de todos os livros disponíveis nas bibliotecas digitais.

Gostou do material? Agora, você já sabe detalhes sobre quais são as atividades do Curso de Medicina da Inspirali. Só falta a sua inscrição! Não perca tempo! E siga nos acompanhando aqui pelo blog.

 

 

Dicas de filmes para quem sonha em estudar Medicina 

19/04/2024

Navio da Saúde: estudantes de medicina retomam atendimento e iniciam processo de territorialização em comunidades à beira do Rio Tapajós, no Pará

17/04/2024
Scroll to Top