Início

Médico alerta sobre a importância de estar com o check-up em dia

15/02/2024

Além de planejar viagens, passeios e um período para o descanso, quem sabe você aproveita o veraneio e as férias para colocar o seu check-up em dia? Esta é uma excelente oportunidade para realizar consultas médicas e exames laboratoriais. A dica é do especialista em Saúde do Trabalhador e Mestre em Saúde Coletiva, Dr. Averlândio Soares, que também é professor do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), integrante da Inspirali. 

Recomendação médica 

O docente sugere que, no tempo livre, a pessoa aproveite para visitar um serviço de saúde para uma consulta de rotina. No local, podem ser solicitados exames básicos importantes, como: 

  • Hemograma; 
  • Glicose de jejum; 
  • Dosagem de colesterol; 
  • Dosagens hepáticas; 
  • Sumário de urina. 

Consultas e vacinação 

Segundo o médico, se o indivíduo já faz algum acompanhamento em virtude de alguma situação crônica, as férias são um momento bem propício para buscar um profissional e fazer aquela consulta que estava atrasada.  

Além das consultas, o cartão de vacinação também pode ser atualizado. “Algumas vacinas têm mais de uma dose e outras têm reforços, sendo fundamental que sigamos direitinho o cronograma para ter o efeito desejado. Então, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima levando o seu cartão de vacina e verificando a necessidade de tomar alguma dose”, sugere o Dr. Averlândio.

Mantenha hábitos saudáveis 

Ainda de acordo com o especialista, as férias não devem resultar na prática de hábitos ruins para o organismo e podem ser conciliadas com atividades que: 

– Dão prazer; 

– Oportunizam o movimento; 

– Permitem a exposição controlada ao sol; 

– Favorecem o ócio criativo. 

“Mesmo de férias, busque manter uma rotina de hábitos de vida saudáveis, cuidando da alimentação, praticando algum esporte, lendo, indo à praia, sem esquecer das atividades de lazer”, reforça o professor de Medicina da UnP/Inspirali. 

 

Dicas de filmes para quem sonha em estudar Medicina 

19/04/2024

Navio da Saúde: estudantes de medicina retomam atendimento e iniciam processo de territorialização em comunidades à beira do Rio Tapajós, no Pará

17/04/2024
Scroll to Top