Início

Conheça o curso de pós-graduação em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal

16/06/2022

A Medicina é uma área muito ampla. Neste post, conheça mais sobre o campo da Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal!

Um dos maiores benefícios de atuar no campo da Medicina é a variedade de oportunidades que essa carreira traz. É possível escolher entre diversos segmentos, especializando-se e, assim, proporcionando um tratamento diferenciado aos pacientes atendidos.

E o melhor: todas as áreas são incríveis em particularidades, trazendo vantagens e abrindo muitas portas para os profissionais nelas engajados. Um bom exemplo é o campo da Pediatria, que também é bem amplo por si só.

Neste post, falaremos sobre o curso de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, uma ótima chance para que você possa revisar conceitos importantes sobre as particularidades desses pequenos — e altamente especiais — pacientes. Boa leitura!

O que é a área de Pediátrica e Neonatal?

Pediatria é a área da Medicina que cuida de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as crianças. A especialização no campo Neonatal, por sua vez, faz o mesmo, só que em relação aos recém-nascidos.

Essa divisão é essencial devido às diferenças metabólicas, fisiológicas e anatômicas entre adultos e crianças. Sendo assim, é fundamental que o médico conheça essas particularidades para, então, prestar um melhor atendimento a esses pacientes.

A Pediatria Intensiva vem como uma especialização que aplica esses conhecimentos à área do Intensivismo. Situações emergenciais, de urgência e que demandam atendimento diferenciado exigem um conhecimento extra do clínico. Isso porque o profissional precisa saber lidar não só com a pressão, mas também, com o funcionamento do organismo infantil nesse contexto.

O mesmo é válido para o Intensivismo Neonatal, que oferece maiores chances de recuperação aos pacientes que acabaram de chegar ao mundo. Eles precisam de atenção personalizada para superar algum desafio de saúde.

Como é o mercado para os intensivistas nessa área?

O mercado para intensivistas, em geral, é repleto de oportunidades. Há cada vez mais leitos de UTI em todo o Brasil, mas, ao mesmo tempo, a oferta de profissionais não alcança todas essas vagas disponíveis.

Um levantamento de 2018, por exemplo, nos mostra que há cerca de 6 mil intensivistas no país. No entanto, de acordo com a quantidade de leitos disponíveis, precisaríamos de 40 mil médicos com essa especialidade para suprir as necessidades.

Imagine, então, quando o assunto é a Medicina Intensiva Pediátrica. Sim, existem muitos pediatras no país: são cerca de 40 mil. No entanto, curiosamente, esse é o mesmo número de intensivistas necessários para a demanda brasileira. Ou seja, pouquíssimos desses profissionais de pediatria estão aptos a lidar com a rotina da unidade de terapia intensiva.

Dessa forma, podemos afirmar que a especialização em Intensivismo Pediátrico e Neonatal é uma ótima oportunidade para médicos que desejem se aprimorar em um assunto de suma importância.

O que é o curso de Revisão de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal?

O curso de Revisão de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal é dedicado aos médicos pediatras que já atuam no segmento, mas desejam ampliar os conhecimentos e horizontes e se capacitar para lidar com situações mais extremas envolvendo os pacientes. Com duração de 64 horas, esse curso trará conhecimento em áreas, como:

  • sistema respiratório (conceitos de assistência respiratória invasiva e não invasiva, ventilação mecânica, intubação, fisiologia respiratória e mais);
  • sistema cardiovascular (monitorização hemodinâmica invasiva e não invasiva, edemas, RPC, entre outros);
  • sistema renal (lesão renal aguda, hemotransfusão etc.);
  • sistema gastrointestinal e nutrição (hemorragia digestiva alta e baixa, suporte nutricional, entre outros);
  • neurointensivismo e acidentes (TCE grave, coma, criança vítima de violência, queimaduras, intoxicações, sedação e analgesia, entre outros);
  • infectologia;
  • oncologia;
  • distúrbios metabólicos, entre outros.

O profissional também aprenderá sobre a particularidade na realização de diversos procedimentos, como intubação, acesso vascular, traqueostomia e muito mais. Tudo isso, com foco no pequeno paciente, que exige atenção imediata e capacitada.

Quais os diferenciais do curso de Revisão de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal?

Na Inspirali, você pode fazer o curso de Revisão de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal sem qualquer burocracia ou complicação. E o melhor: em uma instituição repleta de diferenciais que farão com que a sua formação seja ainda mais especial!

Alguns dos destaques da Inspirali são:

  • aplicação de conceitos tecnológicos no ensino, como a mistura entre o aprendizado a distância e presencial;
  • corpo docente altamente qualificado, com vasta experiência e didática diferenciada;
  • certificado emitido pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas (IBCMED);
  • valores bem definidos, com o objetivo de transformar a Medicina a partir de uma educação de qualidade;
  • grade curricular atualizada, com as principais tendências da área de Intensivismo Pediátrico e Neonatal em diversas partes do mundo, entre outros.

A Inspirali é, acima de tudo, uma instituição idealizada por profissionais da saúde para profissionais da saúde. O nosso objetivo é fazer com que os pacientes tenham acesso aos melhores especialistas do Brasil, sempre atualizados e altamente capacitados para cuidar de vidas com respeito e dedicação.

Como fazer o curso de Terapia Intensiva Pediátrica?

Tem interesse e gostaria de fazer parte da mais nova turma de intensivistas do Brasil? Essa é uma ótima decisão que, certamente, fará toda a diferença em sua carreira médica! E, claro, influenciará a vida dos seus pacientes.

Para fazer matrícula, é muito simples. Basta acessar o site do curso e clicar em Fazer Matrícula. Depois, preencha os dados, escolha a forma de pagamento (que pode ser parcelada no cartão de crédito ou no boleto), e pronto! Você está a um passo de conquistar um grande diferencial para sua vida profissional.

Para mais informações, não deixe de entrar em contato com a Inspirali. A nossa equipe está à disposição para tirar as suas dúvidas!

Gostou de saber mais sobre o curso de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal? Como é possível perceber, essa é uma área que abre muitas portas e permite que o profissional preste um atendimento ainda mais consciente e personalizado aos seus pacientes que ainda estão na infância.

Então, não perca tempo e conheça mais sobre o curso de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal da Inspirali! No link, você também pode aproveitar e se inscrever para as próximas turmas.16

Anhembi Morumbi oferece atendimento médico especializado em parceria com o SUS

15/05/2024

Medicina em Brumado celebra início de jornada acadêmica com Cerimônia do Jaleco

15/05/2024
Scroll to Top