Início

Quanto tempo dura a faculdade de Medicina? Veja!

30/12/2021

Saiba quanto tempo dura a faculdade de Medicina e a resposta para outras perguntas sobre a carreira!

A área da saúde é uma das mais promissoras do mercado de trabalho. A demanda por profissionais qualificados é crescente e há uma grande variedade de profissões para se investir. Um bom exemplo é a Medicina, um dos cursos mais concorridos desse segmento.

Se você tem interesse em seguir nessa área, veio ao lugar certo! A carreira médica é o tema da nossa conversa. Falaremos sobre quanto tempo dura a faculdade de Medicina, quais são as particularidades do curso e daremos algumas dicas do que fazer após a graduação.

Quer conhecer essas informações? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Quanto tempo dura a faculdade de medicina?

A faculdade de Medicina tem duração de seis anos, ou seja, 12 semestres. Estudar Medicina é um compromisso a longo prazo. Essa é a graduação mais longa em vigência no Brasil, graças à complexidade dos assuntos vistos.

Cada tema deve ser abordado minuciosamente para preparar o futuro profissional para a atuação como clínico geral ou especialista em alguma área. O curso começa com o aprendizado do ciclo básico.

Nele, o aluno tem contato com disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, entre outras. Elas trazem uma abordagem generalizada do corpo humano e dos pacientes, sendo fundamentais para a construção da base do conhecimento médico.

Depois, é hora de aprofundar os conceitos em disciplinas específicas. Nesse ciclo, as matérias trazem conhecimentos sobre as particularidades da saúde em cada faixa etária, as doenças que atingem os sistemas do organismo e muito mais.

Lembrando que há diferentes metodologias que podem ser aplicadas nos cursos de Medicina. Uma delas é o método PBL (problem based learning, ou aprendizagem baseada em problemas), no qual o aluno entra em contato com casos clínicos desde o primeiro dia de faculdade, aprendendo a partir deles.

Quais são as principais etapas da formação médica?

A formação médica é algo que demanda tempo, como vimos no tópico anterior. E isso não é tudo. Além de uma graduação bem extensa, o futuro médico enfrentará a necessidade de se qualificar ainda mais após a faculdade.

Isso é fundamental para que você possa se diferenciar e ter acesso às melhores oportunidades do mercado de trabalho. Mas, afinal, quais são as etapas de toda a formação? Confira, a seguir!

Graduação

A primeira etapa do aprendizado médico se dá na faculdade, como conversado acima. Nesse período, o estudante entrará em contato com as matérias necessárias para que ele possa atuar como clínico geral após o recebimento do diploma. Esse é um bom momento, também, para investir em atividades extracurriculares e se qualificar.

Internato

Esse é o período de “estágio obrigatório” dos estudantes de Medicina, com duração de dois anos (os últimos da faculdade). Sempre com a supervisão de médicos já formados, os conhecimentos vistos nas aulas teóricas serão aplicados. Nesse momento, o estudante faz rotações, ou seja, períodos de estágio nas principais áreas da Medicina (cirurgia, clínica médica, pediatria, entre outras).

Pós-graduação ou residência

Após o término do internato, você se torna um médico! Agora, já é possível atuar como generalista ou embarcar em uma nova etapa da carreira: a realização de uma pós-graduação ou uma residência. Em alguns instantes, abordaremos esses dois conceitos de forma mais aprofundada para que você entenda melhor quanto tempo dura a faculdade de Medicina, no total.

O que se aprende em cada etapa?

Durante a graduação, como vimos, o estudante entra em contato com o básico da Medicina e também com alguns conceitos mais aprofundados. É hora de mergulhar nos livros e aprender detalhes como a importância da humanização, da comunicação e da qualificação nessa profissão.

No internato, que está incluído na duração da faculdade de Medicina, o aluno entra em contato direto com pacientes, observa procedimentos variados, aprende na prática. É possível, até mesmo, testar alguns dos seus conhecimentos com a supervisão dos residentes e de outros médicos.

Por fim, temos a residência ou a pós-graduação, momento no qual você vai aprender detalhes sobre a especialização escolhida. Elas diferem na metodologia de ensino e forma de ingresso. Vamos saber mais sobre cada um desses caminhos?

E depois? Qual caminho seguir?

A residência médica é uma especialização feita em hospitais, considerada um extra quando tratamos de quanto tempo dura a faculdade de Medicina. O ingresso é feito por meio de provas (assim como o vestibular) e as vagas são bem limitadas.

Há uma dedicação integral do profissional que trabalha como residente, que recebe uma bolsa mensal ao longo de toda a sua preparação. A duração das residências varia muito, podendo chegar a seis novos anos de estudo, em alguns casos.

As especializações, por sua vez, são cursos com maior oferta de vagas e uma flexibilidade maior para os profissionais envolvidos. A prova, aqui, é feita apenas após a conclusão do curso, e se chama Prova de Título de Especialista.

Com duração menor, as especializações podem ser feitas presencialmente ou na modalidade EAD (a distância), o que confere um maior controle do profissional sobre a própria rotina. Estágios obrigatórios podem ou não estar inclusos na grade curricular do curso.

Por que investir em uma especialização médica depois de se formar em Medicina?

Apenas você pode saber o que é melhor para a sua trajetória na carreira médica. No entanto, as especializações trazem algumas vantagens para o estudante que opta por elas, como:

  • possibilidade de fazer um curso online de Medicina (pós-graduação);
  • maior facilidade na conciliação com o trabalho, como a realização de plantões;
  • curso com menor duração;
  • mais tempo para se dedicar à vida pessoal;
  • maior amplitude de áreas para se especializar e se qualificar;
  • menos concorrência por vagas.

Quanto tempo dura a especialização médica?

Isso depende. Há especializações que duram apenas algumas semanas, enquanto outras exigem um comprometimento de até dois anos dos estudantes, o que aumenta a duração da faculdade de Medicina.

Você poderá escolher o que funciona melhor para os seus objetivos e, claro, a rotina em que está inserido. No entanto, tenha em mente que a escolha de uma instituição conceituada é algo imprescindível nesse processo. Assim, o seu currículo valerá ouro!

Agora que você já sabe quanto tempo dura a faculdade de Medicina e está por dentro de várias outras informações sobre essa carreira, não perca mais tempo! Se possível, invista estudo e dedicação nessa carreira, garantindo um futuro promissor e cheio de oportunidades.

Para saber mais sobre a carreira na área médica, siga nossas páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Anhembi Morumbi oferece atendimento médico especializado em parceria com o SUS

15/05/2024

Medicina em Brumado celebra início de jornada acadêmica com Cerimônia do Jaleco

15/05/2024
Scroll to Top