Início

Confira dados e informações sobre o mercado de trabalho de Medicina

10/02/2022

Diversas oportunidades são encontradas no mercado de trabalho de Medicina. Sendo assim, saber aproveitá-las é fundamental para ter uma carreira de sucesso.

O mercado de trabalho de Medicina é bastante concorrido e, ao mesmo tempo, oferta muitas oportunidades. Isso porque, independentemente dos períodos de crise, esse é um segmento que permanece em alta. Oferecendo salários interessantes e possibilidades de atuação em muitas especialidades, entre outros benefícios importantes para a construção de uma carreira médica e odontológica sólida.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar como anda o mercado nesse ramo de trabalho, quais são as principais tendências, como ocupar um lugar de destaque e demais informações relevantes sobre o assunto. Confira!

Como está o mercado de trabalho de Medicina?

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, os profissionais de Medicina se tornaram mais requisitados do que já eram antes, fazendo com que o mercado continue movimentado.

Outro ponto relevante é que se trata de uma área bastante diversificada, com boas vagas em hospitais, clínicas, consultórios, centros de pesquisa, entre outras instituições.

Sendo assim, aspectos como salários e empregabilidade vêm fazendo com que o segmento seja um dos mais atraentes entre os jovens que estão em busca de ingressar no Ensino Superior e ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Quais são as tendências para o mercado de Medicina?

Com o avanço da tecnologia na Medicina, muitas tendências surgiram como forma de otimizar e agregar qualidade aos serviços de saúde. Confira as principais!

Telemedicina

Ocupando um espaço de maior destaque na pandemia, é uma novidade que veio para ficar. Isso porque, por meio desse processo, o médico pode acompanhar, de forma remota, o tratamento e a evolução dos pacientes.

É preciso deixar claro que o atendimento a distância não é interessante em todos os casos, mas se trata de uma solução prática em muitos outros.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial abrange a análise preditiva como forma de simplificar a vida dos médicos. Por meio da aplicação dessa tecnologia em testes, é possível realizar registros automáticos nos sistemas, armazenar dados em nuvem, resolver problemas complexos que seriam demorados, difíceis ou ineficientes de serem solucionados sozinhos etc.

Robótica

Essa tecnologia pode trazer várias vantagens, quando alinhada com um médico qualificado, principalmente, no ramo dos procedimentos invasivos. Afinal, por intermédio do robô, é possível ter maior visibilidade da região em que a intervenção cirúrgica vai ser feita e, assim, o profissional vai trabalhar com mais precisão.

Controle digital

Muitos sistemas de saúde estão defasados. No entanto, por meio de um controle digital efetivo, é possível deixar o papel de lado e arquivar os dados médicos dos pacientes em uma ferramenta digital. Assim, pode ser acessada a qualquer hora e lugar. Caso, por exemplo, da carteira de vacinação.

Monitoramento frequentemente

Nesse caso, a tecnologia é uma grande aliada. Isso porque é possível usar aplicativos de celular, relógios inteligentes e demais soluções para monitorar os sinais vitais e a saúde no dia a dia dos pacientes (doentes crônicos, que sofrem de hipertensão, diabetes, entre outros) de maneira prática. Dessa forma, o profissional é capaz e intervir previamente, caso haja alguma alteração mais grave.

Como se preparar para ganhar espaço no mercado de trabalho de Medicina?

Existem algumas estratégias que você pode colocar em prática para vencer a competitividade e ocupar um lugar de destaque no futuro da Medicina.

Desenvolva habilidades

Além de construir um bom currículo, é importante desenvolver as habilidades necessárias para prestar um serviço humanizado e de qualidade, capaz de atrair e fidelizar os pacientes. Entre as principais características, estão:

  • Comunicação: é preciso falar a língua do indivíduos e se comunicar de forma aberta e de fácil compreensão;
  • empatia: é necessário se colocar do outro lado e entender que cada um lida com os problemas de saúde de um jeito;
  • paciência: é fundamental entender que, quanto mais paciência tiver, melhor será para o relacionamento com o paciente.

Procure uma especialização

A especialização vai tornar o profissional mais completo e capaz de resolver os problemas dos pacientes de forma mais segura e certeira. Para optar pela melhor área para se especializar, é importante pensar com calma em quais atividades tem mais afinidade, observar as oportunidades do mercado e demais fatores que vão facilitar sua escolha.

Crie vínculos fora do ambiente profissional

Ao manter um relacionamento mais próximo com outros profissionais da área da saúde, é possível trocar opiniões, somar conhecimento e aumentar as chances de ser notado ao surgir uma boa vaga no ramo de atuação.

Mantenha-se atualizado

Existem várias maneiras de adquirir conhecimento, como cursos de extensão, pós-graduação em Medicina, congressos, seminários, entre outros. Quanto maior for o aprendizado, mais confiança terá para realizar diagnósticos e trabalhar na área, conquistando a admiração e o respeito de colegas e pacientes.

Quais áreas estão em alta?

Após o contágio provocado pela Covid-19, algumas áreas de Medicina passaram a ocupar um lugar de destaque.

Epidemiologia

É o ramo que busca identificar as causas dos resultados da falta de saúde e doenças na população. Quando o surto de enfermidades ocorre, os epidemiologistas são responsáveis por investigar as causas, estabelecer os meios de controle e evitar a disseminação.

Infectologia

Estuda as condições do organismos provocadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, que se multiplicam e provocam danos ao corpo humano. Nesse segmento, as formas pelas quais os indivíduos podem contrair doenças infecciosas são pesquisadas, além de testes para diagnosticá-las.

Pneumologia

É a especialidade ligada ao funcionamento do sistema respiratório e doenças associadas, como infecções respiratórias, apneia do sono, alergias, asma, parada respiratória, entre outras.

Neurocirurgia

Trata-se do médico responsável pela execução de cirurgias e demais procedimentos relativos ao sistema nervoso humano, como cérebro e medula, em que a maioria das intervenções são bem complexas.

Medicina Esportiva e Reabilitação

O Brasil é referência em várias modalidades esportivas. Assim, surgiu uma demanda especial por profissionais da área. O médico do esporte vai lidar com prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à prática de diversas modalidades.

Cirurgia plástica

Cada dia, as pessoas estão mais preocupadas com as questões estéticas, fazendo com que esse profissional tenha oportunidades aumentadas no mercado de trabalho da Medicina, além de oferecer uma das melhores remunerações da área.

Cardiologia

Os problemas cardiovasculares acometem diversas pessoas no Brasil. Dessa forma, o cardiologista é indispensável tanto para o diagnóstico precoce quanto para o tratamento, bem como prevenção de doenças que atinjam o sistema circulatório do paciente.

O que vale a pena acompanhar?

Para ofertar um serviço de qualidade, é necessário acompanhar algumas questões da Medicina.

Evolução da área médica

Por meio da realização de simpósios, congressos e demais eventos, é possível participar de discussões de casos clínicos e conhecer técnicas, tratamentos, equipamentos e medicamentos que vão proporcionar a implementação de uma prestação de serviços inovadora aos pacientes.

Marketing Médico

Os médicos que querem se destacar precisam investir no marketing, já que são práticas de divulgação que buscam atrair e fidelizar pacientes.

Para isso, uma alternativa é divulgar os conteúdos em sites próprios, blogs de cunho educativo e redes sociais, que permitem uma maior aproximação com o público-alvo. Ferramentas para abordar temas de saúde por meio de vídeos, imagens, textos e demais formatos de arquivos.

Nesse caso, é preciso estar atento para não desrespeitar as condições previstas no Manual criado pelo Conselho Federal de Medicina relativas à publicidade.

Tecnologia

Nos dias atuais, é possível contar com vários aplicativos, biblioteca médica com informações sobre exames, diagnósticos, medicamentos, patologias, procedimentos cirúrgicos e demais ferramentas que vão gerar mais conhecimento e agregar valor aos serviços prestados.

Agora que você entende como está o mercado de trabalho de Medicina, esse pode ser o momento de pensar sobre sua carreira, tomar as medidas necessárias para se destacar e chegar ao tão sonhado sucesso profissional.

Quer saber como podemos ajudar você a trilhar a carreira que sempre sonhou? Então, entre em contato agora mesmo!

UnP inova e alunos de Medicina realizam aulas de Cuidados Paliativos durante o Internato 

12/04/2024

Integrantes da Missão África participam do podcast Latitude e relatam experiências em Benin

04/04/2024
Scroll to Top