Início

7 tendências de especialidades médicas com potencial de crescimento

03/03/2022

Investir em uma especialidade médica que seja tendência para o futuro é um grande passo para ter uma carreira cheia de oportunidades

Entender quais são as especialidades médicas, identificar a mais adequada ao seu perfil e se dedicar para se formar em uma área específica. Essas são ótimas oportunidades para se diferenciar e alcançar uma carreira de sucesso.

Nesse caso, antes de realizar a escolha ideal, existem alguns aspectos que precisam ser considerados. Por exemplo, atividades exercidas, inovações, adaptação ao mundo moderno e aos novos hábitos dos pacientes, capacidades para solucionar a demanda da população, investimento, retorno financeiro, tendências de mercado, entre outros.

Para ajudar você nesse processo, separamos uma algumas especialidades médicas que estão em alta e com grande potencial para o futuro. Confira!

1. Clínica médica

O clínico médico ou clínico geral é o profissional que, geralmente, realiza o primeiro atendimento, faz as perguntas necessárias, solicita exames, encaminha para profissionais de outras especialidades, quando necessário, e previne doenças. Com o avanço da tecnologia, já é possível contar com vários recursos para triagem.

Isso faz com que as consultas possam ser mais simples, mas, ao mesmo tempo, aprofundadas. Por exemplo, o médico consegue ter em mãos informações básicas a qualquer hora, como sinais vitais, podendo acessá-las para acompanhamento dos pacientes. Ou em caso de urgência, por meio de pulseiras e relógios inteligentes.

2. Pediatria

A Pediatria é a área responsável por tratar de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Também é possível acompanhar famílias com crianças, orientando a respeito da alimentação adequada, da importância da vacinação e demais informações relevantes, o que a coloca na lista de especialidades médicas com destaque para o futuro.

Além disso, por meio da tecnologia, é possível contar com a criação de ferramentas que ajudam no monitoramento e no controle dos sinais vitais da criança. Elas notificam quando algo de errado é identificado, o que reduz as chances de que emergências se tornem ainda mais graves.

O pediatra pode aproveitar da telemedicina para conversar com os pais, verificar os cuidados com o bebê ou o agendamento de um retorno. Tudo isso é feito a distância, online, gerando praticidade para todos.

3. Psiquiatria

A rotina corrida e atribulada, e a pressão para que tudo ocorra como o planejado, além dos efeitos provocados com o surgimento da pandemia, afetaram de forma considerável a saúde mental de muitas pessoas. Com isso, ansiedade, depressão, Síndrome de Burnout e demais distúrbios psicológicos estão cada vez mais presentes entre os indivíduos.

Alinhado a isso, não podemos nos esquecer das doenças que podem afetar o estado mental dos pacientes, como transtorno bipolar e esquizofrenia, que necessitam de cuidados frequentes. Dessa forma, a Psiquiatria é uma área que ocupa um lugar bastante relevante, tanto nos dias atuais quanto para o futuro.

Isso porque é o campo responsável por realizar o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas acometidas por transtornos psicológicos. Além disso, avalia as características do sistema nervoso em busca de soluções para proporcionar bem-estar e qualidade de vida para seus pacientes.

Afinal, muitas dessas doenças podem atingir outros sistemas do organismo. Quando não tratadas adequadamente, se tornam incapacitantes.

4. Gastroenterologia

É a especialidade médica que trata das doenças que afetam o trato gastrointestinal. Com as inovações que têm surgindo, também se tornou uma área muito promissora para o futuro. Podemos citar a nanotecnologia, com a qual é possível usar câmeras minúsculas para analisar com maior detalhes as estruturas internas do trato gastrointestinal, por exemplo, estômago, intestino e cólon.

Assim, as possibilidades de um diagnóstico mais preciso são maiores, a fim de realizar o tratamento o quanto antes. Isso vai impedir a evolução do problema e aumentar as chances de sucesso da terapia indicada.

O conhecimento na área também viabiliza a prevenção de várias complicações. Promove bem-estar aos pacientes, considerando que problemas nesse sistema podem ser desconfortáveis, dolorosos e comprometer as atividades do dia a dia de muitos indivíduos, como a alimentação.

5. Nutrologia

Antes de tudo, essa especialidade não pode ser confundida com Nutrição, que se trata de uma formação específica. Nesse caso, o nutrólogo é o profissional formado em Medicina, mas que fez residência médica em Nutrologia.

Com isso, o trabalho desse especialista é direcionado para a avaliação nutricional dos pacientes, com a finalidade de fazer diagnóstico, tratamento, acompanhamento e prevenção de várias enfermidades ligadas aos hábitos alimentares. A Nutrologia consegue auxiliar várias pessoas, como:

  • Aquelas que sofrem com algum tipo de transtorno alimentar;
  • pessoas saudáveis, que estão em busca de prevenir problemas de saúde no futuro, por meio de uma alimentação saudável.

Também pode colaborar com outras especialidades médicas. Por exemplo, no acompanhamento de indivíduos com diabetes ou hipertensão arterial, formando uma equipe com cardiologistas, endocrinologistas, entre outros.

É vista como uma especialidade do futuro pelo fato de poder contribuir de forma ativa na Medicina Preventiva, com o benefício de identificar riscos de problemas de saúde que podem aparecer no decorrer do tempo. Dessa forma, permite iniciar a prevenção dessas possíveis complicações o quanto antes.

6. Medicina Esportiva

É o campo da Medicina que tem como foco a relação da saúde com os fatores fisiológicos da atividade física. Assim, os exercícios físicos e esportes em geral são analisados como ferramentas essenciais para o alcance de bem-estar e qualidade de vida. Também atua no cuidado com atletas de alta performance, com o objetivo de aprimorar o desempenho, sem causar prejuízos para as estruturas corporais e a saúde dos pacientes.

Uma fato significativo é que grande parte da população brasileira é sedentária, condição que pode levar ao risco de obesidade, doenças crônicas, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, entre outras consequências graves para o corpo. Então, a Medicina Esportiva é outro ramo de destaque para o futuro, tendo em vista que trabalha na prevenção e na reabilitação de problemas de saúde, além da promoção de uma vida mais saudável e ativa.

Outra atividade do profissional é a de orientar a respeito de hábitos mais saudáveis e que o paciente pode adotar em seu dia a dia, além de acompanhar seus quadros clínicos.

7. Epidemiologia

A pandemia provocada pela Covid-19, mostrou o quanto é importante estar preparado para esse tipo de problema, que pode ocorrer a qualquer hora. Com isso, a Epidemiologia é outra área que cresceu bastante nos últimos anos, levando em conta que são esses os profissionais qualificados para atuar na busca por medidas de contenção.

Entre as principais atribuições desse profissional, está a de estudar aspectos de difusão, evolução e propagação de doenças. Além disso, descobrir formas de prevenir as epidemias.

Agora que você conhece melhor as especialidades médicas com potencial de crescimento no futuro, esse pode ser o momento para você identificar a que mais se enquadra no seu perfil e expectativas profissionais. Que tal, então, se especializar e, assim, conquistar uma carreira de sucesso?

Gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter e receba informações atuais sobre outros temas!

UnP inova e alunos de Medicina realizam aulas de Cuidados Paliativos durante o Internato 

12/04/2024

Integrantes da Missão África participam do podcast Latitude e relatam experiências em Benin

04/04/2024
Scroll to Top