Início

Neonatologia: saiba tudo sobre essa especialidade!

20/10/2022

Que tal conhecer mais sobre a Neonatologia, uma das áreas mais empolgantes de toda a Medicina? Confira, a seguir!

Quem decide seguir uma carreira na Medicina, sabe que os desafios da profissão não terminam com a obtenção do diploma. Formar-se significa que você é um profissional apto a atuar como médico generalista, mas ainda assim, há um mundo de possibilidades esperando logo à frente!

Então, qual área escolher? É difícil, nós sabemos. Por isso, preparamos uma série de postagens especiais sobre as especialidades médicas. dessa vez, o tema escolhido para o nosso bate-papo é a Neonatologia.

Não sabe muito bem como funciona essa especialidade? Não tem problema. Nas próximas linhas, você vai conferir não só como funciona essa carreira e quais são as atribuições do neonatologista, mas também, como anda o mercado para esse segmento e muito mais. Boa leitura!

O que é Neonatologia?

A Neonatologia é um dos ramos da Pediatria, segmento que estuda as crianças. A diferença é que, aqui, o atendimento é ainda mais específico: o foco de estudo do neonatologista está no feto e nos recém-nascidos.

Esse profissional acompanha o bebê durante a sua formação, dando suporte à gestação a partir do cuidados com o embrião e com o feto. Depois, presta atendimento ao recém-nascido, até por volta do seu primeiro mês de vida, quando os cuidados passam para o pediatra.

No entanto, é importante salientar que nem todos os bebês que chegam ao mundo serão acompanhados por esse profissional. Esses cuidados são, normalmente, direcionados àqueles que demandam cuidados mais intensivos ou um atendimento personalizado.

Quais as áreas de atuação do especialista em Neonatologia?

Os neonatologistas podem atuar tanto em atendimentos agendados, como profissionais fixos em uma rotina mais bem estabelecida, quanto em plantões focados em:

  • atendimento de emergências e urgências;
  • acompanhamento dos casos de internação;
  • apoio aos recém-nascidos que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs);
  • suporte cirúrgico aos casos de malformação fetal, em situações específicas.

Por isso, é importante que a formação desse profissional seja excepcional, com uma base sólida — obtida ao longo dos seis anos da graduação em Medicina — e com bons cursos de especialização e atualização na área.

Como é a rotina do neonatologista?

Isso depende do tipo de atuação que o profissional escolherá fazer. No entanto, as atribuições serão as mesmas, independentemente de ele escolher trabalhar como rotineiro ou como plantonista em locais diversos.

As funções do neonatologista são:

  • monitorar os fetos e os recém-nascidos, garantindo que os seus parâmetros estejam dentro do esperado;
  • realizar procedimentos para garantir a segurança dos fetos e bebês;
  • prescrever tratamentos, tanto para as gestantes quanto para as crianças já nascidas;
  • garantir o desenvolvimento adequado dos sistemas de crianças que nasceram prematuramente, entre outros.

Como é o mercado de trabalho do neonatologista?

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 40 mil pediatras em todo o território nacional, um número bastante expressivo, apesar da má distribuição da especialidade nos estados. No entanto, o número de neonatologistas não chega nem perto disso.

A verdade é que não há sequer estudos e dados sobre essa carreira, o que mostra que ela ainda tem muito espaço para crescer. É uma especialidade recente, que já tem força no exterior, mas que, no Brasil, ainda está começando a caminhar.

O número de UTIs neonatais, por exemplo, está em déficit em nosso país. Isso indica que há uma demanda para a criação de novos leitos, que necessitarão da capacitação profissional de bons médicos neonatologistas para tocar o setor com segurança e qualificação. Isso sem contar, é claro, a demanda que já há para a ocupação das vagas disponíveis.

Qual é a remuneração do especialista em Neonatologia?

Agora que você já conhece algumas das perspectivas do mercado de trabalho para essa profissão, é hora de saber a remuneração envolvida no cargo. De acordo com dados obtidos no portal Salário.com.br, a média de salário para o neonatologista gira em torno dos R$6.899,35, para 2022.

No entanto, as remunerações podem ser bem superiores, e alcançar por volta de R$16.213,98. Lembrando que a faixa salarial pode variar de acordo com a localidade do médico, assim como devido ao seu regime de trabalho — rotineiro, plantonista, intensivista, entre outros detalhes.

Quais são as competências do especialista em Neonatologia?

O profissional que trabalha como neonatologista deve:

  • ser observador;
  • ter paciência e determinação;
  • ser muito atento aos detalhes;
  • ter foco e concentração;
  • saber se comunicar com as mães e os seus familiares;
  • gostar de estudar, para se manter sempre atualizado sobre as tendências e novidades do setor;
  • ser muito detalhista;
  • ter um bom raciocínio lógico;
  • pensar rápido, entre outros pontos.

Como se tornar um profissional da Neonatologia?

Não há um curso de Neonatologia, sendo essa uma especialidade médica. Por isso, o profissional que deseja seguir esse caminho deve focar em se formar em Medicina, o bacharelado que tem duração de seis anos.

Após a obtenção do diploma, é hora de seguir um novo caminho: a realização de uma residência na área de Pediatria. Esse período tem duração de três anos e é um pré-requisito para que você possa alcançar o seu objetivo.

Por fim, é hora de investir em uma residência ou uma pós-graduação em Neonatologia. Algumas matérias que têm relação com o tema já serão vistas logo na especialização em Pediatria, mas com esse passo, você se aprofunda ainda mais e se torna apto a dedicar a vida aos cuidados dos fetos e recém-nascidos.

Lembrando que também é possível seguir a carreira de Neonatologia em Enfermagem, caso esteja em dúvida sobre se tornar um enfermeiro ou um médico!

Gostou de saber mais sobre a área de Neonatologia? Esperamos que sim! Agora, é hora de conferir mais sobre a profissão, aprofundando as suas pesquisas e, quem sabe, conversando com quem já atua na área para obter uma perspectiva interna sobre o assunto.

Claro, não deixe de continuar a buscar conhecimento, também, sobre os cursos de especialização! Confira a nossa postagem especial sobre as pós-graduações em Medicina e saiba mais sobre o assunto.

Dicas de filmes para quem sonha em estudar Medicina 

19/04/2024

Navio da Saúde: estudantes de medicina retomam atendimento e iniciam processo de territorialização em comunidades à beira do Rio Tapajós, no Pará

17/04/2024
Scroll to Top