Após 8,7 mil atendimentos, alunos da Inspirali retornam ao Rio Tapajós, para prestarem assistência médica à população

08/05/2025
abare

11ª edição da Missão Amazônia conta com diversos especialistas, como: mastologista, médico de família, clínicos e pequenas cirurgias

Com o objetivo de levar qualidade de vida para moradores de regiões isoladas e proporcionar experiência humanitária para futuros médicos, a Missão Amazônia, projeto idealizado pela Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país, entrou em sua 11ª edição no dia 7 de maio. Durante a expedição, 33 alunos de medicina, 5 professores e 1 egresso levarão consultas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral, incluindo diversas especialidades, para a comunidade local. Participam da 11ª Missão alunos das escolas Universidade Anhembi Morumbi e Universidade São Judas (SP), UniSul (SC), UNIFACS e UniFG (BA), UniBH (MG) e UnP (RN).

Em suas últimas 10 edições, a Missão Amazônia já atendeu cerca de 8,7 mil pessoas sendo 61% mulheres, a maioria com idade entre 0 a 19 anos e as principais queixas foram dores osteoarticulares e hipertensão. Já participaram das Missões mais de 335 alunos, que vivenciaram na prática o atendimento a pacientes, com supervisão.

“É gratificante termos alcançado esse número expressivo de pessoas que passaram pelos nossos cuidados e receberam, além de atendimento médico, um acalento e carinho dos nossos estudantes. A Missão Amazônia é uma troca. Levamos um pouco de assistência em saúde para as pessoas, mas recebemos todo aprendizado e lição de empatia e humanização para nossos futuros médicos.”, destaca Rodrigo Dias Nunes, diretor de Extensão Curricular, Extra-curricular e Travessia Humanitária da Inspirali.

Em uma jornada de 10 dias, a expedição também dará continuidade a um processo de territorialização das comunidades ribeirinhas, onde serão mapeadas e analisadas, dentro da política do SUS, a situação de saúde e condições de vida da população local. O objetivo é identificar riscos, vulnerabilidades e potencialidades para que, futuramente, seja possível intervir de forma mais assertiva nos problemas de saúde e necessidades da região.

 

Relação médico-paciente: como transformar o cuidado em saúde

11/12/2025

Prematuridade: riscos e cuidados para mães e bebês

10/12/2025

Transformando a saúde no coração do sertão: conheça a UniFG Brumado!

08/12/2025

UnP celebra mais de R$ 5 milhões em pactuações com a Rede SUS do Rio Grande do Norte

04/12/2025

Mudanças climáticas: emergência de saúde pública

28/11/2025

Estudo potiguar sobre medicina da dor é publicado na revista The Lancet

19/11/2025

Zumbido no ouvido pode estar associado a problemas de saúde, diz otorrinolaringologista

18/11/2025

Professor de Medicina da UnP explica a importância da doação de medula óssea e os critérios para ser doador

13/11/2025
Carregar mais
Scroll to Top