Alunos de Medicina prestam atendimento médico em comunidades quilombolas

21/07/2025
Image (1)

2ª Missão Sertões, promovida pela Inspirali, promove qualidade de vida para moradores de regiões isoladas e proporciona experiência humanitária para futuros médicos

A Inspirali, ecossistema que atua na gestão de 15 escolas médicas em diversas regiões do Brasil, levará 36 alunos, 2 egressos e 4 professores de suas escolas para a 2ª edição da Missão Sertões, projeto que tem como objetivo levar atendimento em saúde para regiões isoladas e com limitação de recursos. A expedição acontece de 27 de julho a 3 de agosto nas comunidades quilombolas de Antônio Gonçalves, Bahia.

A expedição humanitária atenderá a população com foco na atenção primária de saúde, inserida no Sistema Único de Saúde (SUS), o que inclui atendimentos clínicos, ações de prevenção e promoção da saúde, educação em saúde nas escolas e cirurgias ambulatoriais. Os alunos estarão acompanhados de professores profissionais dessas áreas.

A ação acontecerá nas comunidades São João, Caldeirão, Sapé, Bananeira, Barra, Alto da Cajazeira, Jibóia, Santana, Lagoa Grande, Baixinha, Olho d’Agua, Mucambo, Brejão da Grota, Salgada, Copa 70, Pau Ferro.

Participarão da 2ª Missão Sertões alunos das escolas AGES (BA), UNIFACS (BA), UNIBH (MG), FASEH (MG), Universidade Anhembi Morumbi (SP), Universidade São Judas Tadeu (SP), UNIFG (BA), UNP (RN) e Unisul (SC). O grupo atuará a cada dia em comunidades diferentes atendendo dentro de escolas, igrejas e pontos de atendimento em saúde, além da locomoção até a casa daqueles pacientes que precisam de acompanhamento, mas não conseguem se deslocar.

“Nosso objetivo é levar atendimento para comunidades que, por questões geográficas, têm dificuldades em receber assistência médica especializada. Além disso, levaremos estudantes para esta experiência de atuarem em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades. Este aprendizado será mantido em suas vidas e com certeza terão uma atuação ainda mais comprometida e humanizada em suas carreiras”, conta Rodrigo Dias Nunes, Diretor da Travessia Humanitária da Inspirali.

A Missão Sertões integra a Travessia Humanitária da Inspirali que envolve as 15 escolas do grupo. Desde 2022, já foram realizadas missões nacionais, regionais e internacionais sendo 11 Missões Amazônia, abrangendo os municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, no Pará; 2 Missões África, em Benin; 3 Missões Rio Grande do Sul, quando houve as enchentes e 2 Missões Jequitinhonha.

Câncer de Cabeça e Pescoço: Brasil registra mais de 40 mil casos por ano

24/07/2025

Inspirali adquire novos simuladores para desenvolvimento de habilidades médicas

04/07/2025

Vitiligo: doença não contagiosa que pode ser desencadeada ou agravada por fatores emocionais

30/06/2025

MONITORIA VOLUNTÁRIA INSPIRALI

30/06/2025

Pesquisa investiga como os casos de câncer de mama em mulheres jovens têm evoluído ao longo do tempo

24/06/2025

Missão Jequitinhonha 2025: Inscrições Abertas

23/06/2025

Principais cuidados com alergias respiratórias no inverno

17/06/2025

Dia dos Namorados: entenda como as emoções afetam a saúde

11/06/2025
Carregar mais
Scroll to Top