Expedição levou atendimento em saúde para comunidades à beira do Rio Tapajós
Durante a 12ª Missão Amazônia, projeto idealizado pela Inspirali, ecossistema que atua na gestão de 15 escolas médicas em diversas regiões do Brasil, dois atendimentos de emergência realizados pela equipe foram decisivos para salvar vidas em comunidades ribeirinhas e indígenas.
No primeiro episódio, um paciente procurou atendimento por queixa de epigastralgia, quadro que chamou a atenção do egresso da UniSul Pedra Branca, Rodrigo Fernandes, veterano de outras missões humanitárias da Inspirali. Ao analisar o caso, ele considerou diagnósticos diferenciais além da causa gastrointestinal e levantou a hipótese de uma emergência cardiológica. Foi solicitado um eletrocardiograma, que revelou alterações compatíveis com infarto agudo do miocárdio. Reconhecendo a gravidade, Rodrigo conduziu o manejo inicial e a regulação junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), acionando o SAMU. Um hidroavião foi enviado para a remoção aeromédica, garantindo a transferência do paciente a um centro de maior complexidade, onde recebeu o tratamento especializado necessário.
No dia seguinte, uma nova situação reforçou o impacto da missão. Uma paciente idosa apresentou dor torácica típica, e o eletrocardiograma evidenciou alterações sugestivas de infarto agudo do miocárdio. A atuação conjunta do egresso Rodrigo Fernandes, da egressa Pâmela Altíssimo, também da UniSul Pedra Branca, e da professora Raysla Nazário, da UniSul Tubarão, assegurou o diagnóstico imediato. A regulação foi acionada e um helicóptero realizou a transferência para um centro de referência. Após dias de tratamento, a paciente retornou para casa em boas condições e, posteriormente, entrou em contato com a equipe para agradecer, compartilhando a notícia de sua recuperação.
Essas histórias revelam o valor da Missão Amazônia, que leva assistência qualificada a regiões isoladas e, ao mesmo tempo, proporciona a futuros médicos e egressos uma vivência transformadora de prática humanitária, integração em rede e trabalho em equipe. A iniciativa ocorre em um Navio Hospital-Escola chamado Abaré, uma Unidade Básica de Saúde Fluvial, administrada pela RIDH da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Em sua 12ª edição, que aconteceu de 11 a 23 de agosto, o grupo de 33 alunos, 2 egressos e 4 professores médicos atenderam cerca de 622 pessoas em comunidades ribeirinhas de Santarém. Participaram da 12ª Missão alunos das escolas UniFG, Faseh, Ages, UniSul, Anhembi Morumbi, além de uma intercambista que veio da Universidade de Montréal, Canadá.
Os atendimentos foram realizados no Navio, que leva a expedição e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico contando com quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da Missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades e é utilizada em todas as expedições do projeto. Além disso, também são realizados atendimentos em terra, muitas vezes nas casas de moradores que estão impossibilitados de se locomoverem.
“Tenho muito orgulho do que estamos fazendo dentro destas comunidades e dos profissionais que estamos ajudando a formar. Sei que impactamos diretamente tanto a vida destes pacientes quanto de nossos alunos, que são estimulados a atuarem em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam dentro de sala de aula, o que é realmente uma verdadeira aula de comprometimento e humanização na profissão”, conta Rodrigo Dias Nunes, Diretor de Extensão Curricular, Extra-curricular e Travessia Humanitária da Inspirali.
As Missões fazem parte da metodologia de ensino da Inspirali e são realizadas dentro da política do SUS, prestando atenção primária à saúde e analisando a situação e condições de vida da população local, identificando riscos, vulnerabilidades e potencialidades para que seja possível intervir de forma mais assertiva nos problemas de saúde e necessidades da região de forma contínua. A 12ª Missão Amazônia é a 22ª expedição promovida, até o momento, pela Inspirali. Já foram realizadas três Missões Jequitinhonha, duas Missões Internacionais na cidade de Benin, na África, três Missões de catástrofe no Rio Grande do Sul para ajudar às vítimas das enchentes e duas Missão Sertões em comunidades quilombolas na Bahia.