Docentes de cursos de Medicina que compõem a Inspirali realizam atividade com grande engajamento de estudantes

22/12/2021
VTEX_Diferenciais-21
Projetos realizados na UC (Unidade Curricular) de Antropologia e Saúde se destacam em duas Instituições do Ecossistema Ânima

Engajamento é sempre um grande desafio enfrentado por docentes em qualquer ciclo educacional. Para reverter esse quadro, é preciso criatividade e um toque de “novidade” nas atividades propostas.

Exemplo disso é a experiência desenvolvida pelos docentes da UC de Antropologia e Saúde do curso de Medicina Adriana Bomfim, da UniFG, e Viviane Feldens, da Unisul, instituições que integram o Ecossistema Ânima.

Os docentes desenvolveram trabalhos que engajaram os estudantes das respectivas turmas, trabalhando as perspectivas antropológicas da saúde, tentando aproximá-los de situações reais de vida nas quais a saúde da população pudesse ser vista para além dos diagnósticos, mas a partir de elementos culturais, identitários, sociais, históricos. Foram estudados desde a concepção de homem, mundo, saúde, doença, até a ida a campo com investigações que os aproximassem, ao máximo, de situações que pudessem revelar a dimensão humana que está para além do adoecimento.

Nas palavras da Profa. Viviane P. Feldens, “propor eixos de trabalho e deixar o protagonismo ao aluno na escolha, pesquisa e produção de material foi uma experiência linda”, a Prof.ª Viviane complementou dizendo que “o entusiasmo deles [alunos] nas discussões sobre os temas e participação efetiva rendeu um belo trabalho informativo em tempos pandêmicos”.

A Prof.ª Adriana Bomfim compartilhou suas reflexões acerca da experiência transformadora e intensa vivenciada junto aos alunos, “aproximar os alunos da realidade na qual atuarão, fazendo com que percebam de perto as necessidades e singularidades daqueles que podem ser seus pacientes no futuro, foi uma experiência que, certamente, desvelou, com muita intensidade, a cada um deles [alunos], a dimensão humana que pulsa para além da dor e do adoecimento. Tanto eles [alunos], quanto eu, saímos transformados!”.

 

Os resultados de alguns trabalhos podem ser acompanhados por meio dos perfis criados no Instagram, confira:

UniFG: @sextamedinforma

Unisul – Tubarão: @antropologia_dasaude

Cuidados paliativos: entenda quando e porque são necessários

22/10/2025

Outubro Rosa: pesquisa estima mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025 

21/10/2025

Burnout, depressão e ansiedade: os desafios da saúde mental na medicina

21/10/2025

Intoxicação por Metanol: o que fazer diante de uma suspeita?

20/10/2025

Mês das Crianças: Como as brincadeiras ajudam no desenvolvimento infantil?

17/10/2025

O papel dos Centros de Pesquisa Clínica na interiorização da ciência

14/10/2025

Buscadores na internet: os perigos da automedicacao e interpretacao incorreta de exames

06/10/2025

Neuralgia do trigêmeo: condição rara e dolorosa na face exige diagnóstico precoce

03/10/2025
Carregar mais
Scroll to Top