Pós-graduação
8 Meses
Híbrido
Oncologia Experimental
- 360 horas horas
- 8 meses
Médicos, farmacêuticos, biólogos, biomédicos, fisioterapias, enfermeiros e dentistas com interesse na área de pesquisa em oncologia.
Público alvo:
Sobre o curso
Visão geral do processo carcinogênico, por meio de uma construção didática da etiologia do câncer até o seu tratamento e seus aspectos clínicos, contemplando os avanços biotecnológicos e inovação relacionados ao diagnóstico e tratamento.
Excelêcia
no atendimento
Corpo docente
renomado
Network
estratégico
Disponibilização
do facilitador
Ao se matricular você concorda com as Políticas de privacidade e Termos de uso Inspirali.
Escolha sua turma
Conteúdo programático
Veja abaixo os temas que serão abordados ao longo do curso:
Módulo I
Pesquisa Clínica e Aspectos Regulatórios
Introdução;
Ética em pesquisa clínica;
Responsabilidades;
Metodologia;
Desenhos de estudos clínicos;
Aspectos regulatórios;
Submissão de protocolos de pesquisa;
Monitoramento e auditoria em estudos clínicos.
Módulo II
Epidemiologia do Câncer e Bioestatística Fundamental
Conceitos básicos;
Epidemiologia do câncer;
Estudos epidemiológicos;
Medidas de associação e risco em câncer;
Prevenção e controle do câncer;
Uso de dados epidemiológicos para tomada de decisão em saúde;
Conceitos básicos de bioestatística.
Módulo III
Imunologia tumoral
Introdução à imunologia tumoral;
Mecanismos de escape imunológico em câncer;
Imunoterapia e terapias-alvo em câncer;
Novas abordagens terapêuticas em imuno oncologia;
Prática Imersiva.
Módulo IV
Técnicas de Biologia Molecular aplicada ao Câncer
Fundamentos da biologia molecular;
Extração de DNA e RNA em amostras tumorais;
Técnicas de PCR (RT-PCR, qPCR, dPCR) aplicadas ao câncer;
Sequenciamento de Sanger em oncologia;
Prática Imersiva.
Módulo V
Técnicas de Imunologia aplicada ao Câncer
Avaliação de resposta imune em pacientes oncológicos;
Imunoensaios e métodos imunológicos em oncologia;
Citometria de fluxo e imunofenotipagem de células tumorais;
Técnicas de imunoensaio e imuno monitoramento;
Prática Imersiva.
Módulo VI
Sinalização celular e a oncogênese
Sinalização celular em câncer;
Oncogenes e genes supressores de tumor;
Alterações genéticas e epigenéticas em oncogênese;
Terapias direcionadas a vias de sinalização celular;
Prática Imersiva.
Módulo VII
Tópicos de Bioinformática aplicada à oncologia
Introdução à bioinformática em oncologia;
Bases de dados genômicos e proteômicos;
Ferramentas de análise bioinformática em câncer;
Análise de dados e interpretação em bioinformática;
Prática Imersiva.
Coordenador (a)
Dra Letícia da Conceição Braga
Bióloga, mestre em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP e Pós-Doutora em Drug Discovery em Oncologia. MBA em Gestão de Negócios pela USP-ESALQ. Fundadora em prol do desenvolvimento do empreendedorismo científico e inovação no Brasil. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Pesquisa Básica e Translacional do Instituto Mário Penna, atuando nas linhas de pesquisa em Oncologia de precisão e medicina translacional, com ênfase nos seguintes temas: genômica e transcriptômica tumoral, análises bioinformáticas de sequências de DNA e RNA e análise de expressão gênica diferencial e sinalização relacionadas à fatores prognósticos e preditivos do tratamento radioquimioterápico. Docente no Centro Universitário Izabela Hendrix e da Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da UFSJ. Recebeu vários prêmios e menções honrosas como cientista e empreendedora, dentre eles destacam-se: II Prêmio Fluery de Inovação, Destaque no Demoday InovAtiva Brasil, Prêmio Carlos Ribeiro Diniz (Funed), Mérito Docente UNA e Prêmio Francisco Mauro Salsano – Genética humana. Membro Allied Doctoral Scientist da Sociedade Americada de Oncologia (ASCO) e membro do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos – EVA.

Coordenador (a)
Ramon de Alencar Pereira
Biólogo, Mestre e Doutor em Patologia pela Faculdade de Medicina da UFMG, MBA em Data Science & Analytics pela USP. Responsável pela plataforma de patologia experimental do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Mário Penna, supervisor do primeiro biobanco de tumores de Minas Gerais (Instituto Mário Penna). Membro do corpo editorial da Mário Penna Jorunal – molecular and Clinical câncer research, desenvolvimento de painéis de biomarcadores para o câncer de colo de uterino, ovário, mama e tumores do sistema nervoso central como estratégia para uma oncologia personalizada. Além disto, atua na caracterização da resposta imune e da transição epitélio-mesênquima de pacientes com câncer de colo de útero e mama, na implementação do primeiro biobanco de tumores de Minas Gerais e no desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial para o diagnóstico do glioblastoma.

Coordenação
Corpo Docente

Professor (a)
Dra Izabela Ferreira Gontijo de Amorim
Médica Veterinária formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Medicina Veterinária, pelo Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola de Medicina Veterinária da UFMG (2007) e doutora em Patologia pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFMG (2012). Pós-doutorado em patologia investigativa, área de concentração Patologia das Leishmanioses (UFMG). Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Ouro Preto entre os anos de 2011 a 2013. Apresenta vínculo com a Fundação Cristiano Varella (FCV) como pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Cristiano Varella (Hospital do Câncer de Muriaé). Atualmente é professora titular da Faculdade de Minas (FAMINAS-BH) e é pesquisadora colaboradora, em Pesquisa Translacional em oncologia, do Instituto Mário Penna de Ensino, Pesquisa e Inovação. Atual revisora do livro texto: Robbins Patologia Básica 10ª edição. Possui experiência nas áreas de histopatologia, imuno-histoquímica e citometria de fluxo

Professor (a)
Jorge Gomes Goulart Ferreira
Biomédico Mestre e Doutor em Biologia Celular e Molecular pelo Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz. Possuí pós-graduação em Biotecnologia. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação-IEPI do Instituto Mário Penna, atuando com pesquisa translacional em oncologia. Responsável técnico substituto na Loci Genética Laboratorial e docente na Faculdade de Minas – FAMINAS BH. Possui experiência nas áreas de biologia molecular, imunologia, virologia, genética laboratorial e docência.

Professor (a)
Fábio Ribeiro Queiroz
Biólogo, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/MG. Atualmente é pesquisador no Laboratório de Pesquisa Translacional em Oncologia do Instituto Mário Penna de Ensino, Pesquisa e Inovação – IEPI. É responsável pelas Plataformas de Sequenciamento de Nova Geração e Bioinformática. Atua em pesquisas envolvendo transcritoma de pequenos RNAs, expressão gênica e análise de dados de sequenciamento. Possui experiência nas áreas de bioinformática, genética, biologia molecular, cultivo celular, citometria de fluxo e parasitologia molecular. Além disso, possui mais de doze anos de experiência como docente na rede estadual de educação. É professor no curso de pós-graduação em Bioinformática Aplicada à Saúde na PUC-Minas.

Professor (a)
Pedro Henrique Villar Delfino
Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário Una (2015). Mestre (2017) e doutor (2022) em Ciências da Saúde: Medicina-Biomedicina (ênfase em Imunologia: sinalização celular e imunometabolismo em doenças neurodegenerativas e inflamatórias) pela FSC-BH. Experiência nas áreas de Imunologia e Biologia Celular, com ênfase em imunometabolismo, inflamação, aquisição de novo alvos terapêuticos e reposicionamento de fármacos em doenças neurodegenerativas. Atualmente é docente do curso técnico em farmácia da Faculdade Santa Casa BH e pesquisador na startup OncoTag, responsável pela construção de novos painéis genéticos associados a Inteligência Artificial para predição de prognóstico em oncologia. Premiado em 1º lugar (prêmio Dr. Marcus Vinicius Gomez) na categoria mestrado com o trabalho intitulado: “Efeito da Galanina na produção de espécies reativas de oxigênio em granulócitos de pacientes com Esclerose Múltipla”.

Professor (a)
Luciana Maria Silva Lopes
Bióloga pela Puc-Minas, possui mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutora em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia Celular, Cultivo in vitro de células animais, Cultura primária de células, câncer, medicina translacional, células-tronco do câncer, heterogeneidade celular, “Scale-up” de células animais para produção de produtos biológicos. Pesquisa de vias de sinalização celular relacionados a quimioresistência e agressividade dos tumores humanos. Atualmente é chefe do Serviço de Biologia Celular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias e sócia Fundadora da startup OncoTag que atua na Pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços oncológicos. Atualmente é docente titular mestrado em Biotecnologia da Funed e credenciada como docente no programa de pós-graduação em genética do ICB/UFMG. Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora 2 do CNPq. Participa de ações para divulgação e popularização da ciência, sendo pesquisadora colaboradora do programa Funed na Escola e do perfil Mundo das Células do Instagram.

Professor (a)
Cíntia Maria de Lima
Gerente de Pesquisa Clínica do Instituto Mário Penna – Ensino Pesquisa e Inovação. Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Pós-graduada em oncologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, MBA em auditoria e qualidade da saúde pela UNA (2020), Especialista em Pesquisa Clínica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Profissional sênior da área de saúde com 7+ anos de experiência assistencial e administrativa em enfermagem. Forte atuação no gerenciamento de pesquisas clínicas voltadas principalmente para oncologia, através de metodologias avançadas de análise, diagnóstico e desenvolvimento de medicamentos. Líder na gestão de protocolos, conduzindo estudos complexos tanto para grandes indústrias farmacêuticas, como Roche, Astrazeneca, Pfizer, Janssen, Bristol, quanto para CROs, como PPD e Parexel, alcançando relevantes resultados na descoberta de tratamentos oncológicos e síndromes causadas pelo Covid19.
Inscreva-se e receba o e-book
Preencha corretamente as informações e receba o e-book
Conheça seu novo curso
Na Inspirali, desenvolvemos e habilitamos suas competências para você ser o médico do futuro que vier. É formação sólida, alinhada às diretrizes curriculares nacionais, com o conhecimento essencial mais completo para ampliar o seu horizonte a toda a variedade de áreas da saúde.
Medicina Fetal
Médicos com conhecimentos fundamentais em ultrassonografia obstétrica ou médicos que buscam aprimorar suas competências na área da medicina fetal (ginecologistas, obstetras, radiologistas, pediatras, especialistas em medicina fetal)
Carga horária
720 Horas
Período
12 meses
Pós-graduação
12 Meses
Híbrido


Diferenciais Inspirali
A Inspirali mantém sua formação conectada aos dias de hoje. Os nossos cursos trazem os assuntos mais atuais e que estão nas fronteiras do conhecimento médico, tais como os canabinoides medicinais, os protocolos atuais da covid-19, neurociências, aprendizagem. Conteúdo, metodologia e prática que formam os médicos do futuro, hoje.






